Secretário não acredita que Mapa vá romper o plano plurianual do Suasa
Publicação:

A possibilidade de que o Ministério da Agricultura venha a romper o convênio que possui com o Governo do Estado, para a implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), foi um dos temas que centralizou o debate entre os 19 supervisores regionais do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA). Eles participaram de reunião na tarde desta segunda-feira, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.
Caso o rompimento, ainda não confirmado oficialmente pelo ministério ao governo gaúcho, venha a se consolidar o Estado deixará de receber da União, nos próximos três anos, cerca de R$ 30 milhões, recursos que, somados às contrapartidas do Estado, assegurariam a continuidade dos investimentos na modernização e no fortalecimento do sistema de defesa sanitária do Rio Grande do Sul.
“Não quero acreditar que esta informação seja verdade, pois, pelo que conhecemos da presidenta Dilma Roussef, ela não permitiria que um planejamento, que envolveu esforços dos Estados na definição de estratégias de médio prazo, fosse rompido desta forma, sem nenhuma explicação convincente”, declarou o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. Ele vai a Brasilia nesta quarta-feira, para buscar, no Ministério da Agricultura, informações oficiais a respeito do tema.
“O pessoal está apreensivo, pois ações previstas, importantes para a modernização do sistema, como a realização de inquéritos epidemiológicos, a implantação do sistema de GTAs pela internet e o georeferenciamento das propriedades, correm risco”, explicou Mainardi.
Na oportunidade ele também defendeu a importância da fiscalização, já que a Defesa Sanitária é uma das áreas mais importantes e uma das maiores responsabilidades da Secretaria da Agricultura. O proceso de revitalização das Inspetorias Veterinárias foi enfatizado pelo secretário. “A ideia é que até o final do ano seja realizado a revitalização de todas as Inspetorias Veterinárias”, conclui Mainardi.
Além dos coordenadores regionais, também estiveram presentes na reunião o diretor do DDA, Eraldo Marques e a coordenadora da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Ângela Souza.