Servidores da Agricultura realizam treinamento para localização de refúgios de morcego hematófago
22 profissionais foram capacitados para atuar em 20 município da região Sul
Publicação:

Servidores da Supervisão Regional de Pelotas da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) passaram por treinamento prático de localização e revisão de refúgios do morcego hematófago (Desmodus rotundus), transmissor da raiva herbívora. A capacitação foi realizada pelo fiscal estadual agropecuário Francisco José Coelho e pelo técnico agrícola Lutero Pureza, servidores estaduais integrantes do Programa Nacional de Controle da Raiva Herbívora (PNCRH-RS).
No total foram treinados 22 servidores, entre médicos veterinários e técnicos agrícolas, que atuam em 20 municípios da região Sul do Estado, onde estão registrados cerca de 300 refúgios do morcego hematófago. Segundo a supervisora Regional de Pelotas, Liége Furtado de Araújo, “esse treinamento foi fundamental para a qualidade das atividades de vigilância e combate à raiva por herbívoros, visto o crescimento no número de focos de raiva no Rio Grande do Sul. Quanto mais vigilantes e atualizados da situação dos refúgios de morcegos estivermos, mais fácil será o planejamento e execução do controle populacional dos morcegos”.
Nos últimos dois anos ocorreram mais de 150 focos de raiva herbívora no Estado do Rio Grande do Sul e a identificação de refúgios e combate ao morcego transmissor desta enfermidade é de extrema importância na proteção dos rebanhos do Rio Grande do Sul e da população.