Secretaria da Agricultura recebe novos servidores temporários
Publicação:

Na manhã desta segunda-feira (28/04), 41 servidores selecionados através de processo de Contratação Integrada de Temporários (CIT), foram recebidos na sede da secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. A recepção aos novos servidores temporários foi organizada pela Seapi e pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que comandou o processo de seleção.
Os servidores temporários vão atuar em Porto Alegre e diversos municípios do interior do estado, nas áreas de administração, engenharia agronômica, florestal, civil e elétrica, economia, ciências contábeis, gestão pública, entre outros.
“41% do pib gaúcho vêm do setor da agricultura e da pecuária e ele é fruto do trabalho de muitas pessoas, com experiência, com expertise no que fazem. E o estado precisa muito da força, da capacidade intelectual, de cada um de vocês, servidores que estão chegando e que vem se somar a este esforço que os servidores da Seapi já fazem todos os dias, de acelerar este processo de crescimento do Rio Grande do Sul, tão afetado nos últimos anos por estiagens, enchente, pandemia”, disse o secretário da Agricultura Edivilson Brum. Ele afirmou ainda que o trabalho dos novos servidores vai auxiliar neste propósito de desenvolver o estado e gerar emprego e renda. “Eu tenho certeza que vocês vão se apaixonar pela agricultura, pelos projetos em desenvolvimento, que são maravilhosos, e que fazem com que estes números da agricultura no PIB sejam tão relevantes”, acrescentou Brum.

A recepção contou com uma fala da chefe de divisão da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), da SPGG, Franciele Pocai, sobre o processo seletivo, com uma dinâmica para promover a integração do grupo, desenvolvida pela BTA Consultoria, e a apresentação da estrutura da Secretaria pelos diretores dos departamentos. A Seapi conta com 7 departamentos: Administrativo (DA), Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Defesa Vegetal (DDV), Finanças e Execução Orçamentária (Defin), Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) e Governança e Sistemas Produtivos (DGSP).
Processo inovador
O processo seletivo para contratação de servidores temporários, aberto pelo governo do Estado em novembro de 2024, teve interesse de 86,2 mil pessoas de todo do Brasil, mais de 56 mil inscrições homologadas e 10 mil nomes aprovados após a avaliação dos currículos.