Comitê do Plano ABC+ se reúne para debater iniciativas sustentáveis
Publicação:

Na tarde desta terça-feira (29/04), os integrantes do Comitê Gestor do Plano ABC+ estiveram reunidos de forma online. Na pauta, o Programa de Sementes e Mudas Forrageiras, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o projeto “Produzir para Conservar”, desenvolvido pela Alianza del Pastizal.
O coordenador da Alianza del Pastizal no Brasil, Pedro Pascotini, apresentou como funciona o projeto que busca aliar produção e conservação ambiental do Bioma Pampa. São 387 produtores associados em uma área de 190 mil hectares. Deste total, 100 produtores de 28 municípios gaúchos são atendidos de forma mais individualizada. “Os nossos objetivos são o desenvolvimento de novos instrumentos financeiros para promover a manutenção de pastagens naturais em propriedades privadas, a promoção de boas práticas na agropecuária e a valorização dos produtos oriundos dos sistemas de conservação do Bioma Pampa”, afirma o coordenador da Alianza.
Já o engenheiro agrônomo Jonas Wesz, chefe da Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), apresentou o programa de Sementes e Mudas Forrageiras, que existe desde 2011 e vai atender neste ano 18.701 produtores de 179 entidades em 185 municípios gaúchos. O programa tem por objetivo fomentar a aquisição de sementes e mudas de espécies forrageiras, anuais e perenes, de inverno e verão, a serem utilizadas na formação de pastagens, produção de silagem, feno ou pré-secado. “Nós atendemos produtores nas diversas regiões do estado, com ênfase na região Noroeste, Missões, Região dos Vales e Metade Sul, que tem uma bacia leiteira desenvolvida”, declara Wesz.
O coordenador do Comitê Gestor, engenheiro florestal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Jackson Brilhante, destacou a importância destas iniciativas para o atingimento das metas do Plano ABC+RS e para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. "Essas iniciativas trazem benefícios econômicos, sociais e ambientais para o produtor rural gaúcho", disse ele.
Jackson informou ao Comitê que deve ser preparado um material técnico para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), com as oito tecnologias sustentáveis desenvolvidas no estado. O evento será em Belém do Pará, em novembro deste ano.
Participaram do encontro: UFRGS, SFA-RS/Mapa, Banrisul, Senar/RS, Sema, Famurs, Embrapa, SDR e Seapi. A próxima reunião do Comitê será no dia 08 de julho.
Mais informações sobre o Plano ABC+: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/planoabc-abcmais