Secretário Minetto acompanha encontro da Fecovinho
Publicação:

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, foi recebido na noite de quarta-feira (28) pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), em encontro na sede da Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves. Na visita, Minetto ouviu reivindicações e sugestões para a SDR, além de acompanhar a discussão de temas de interesse do setor. “Queremos que teu mandato tenha o maior êxito possível, pois o sucesso do governo será o nosso sucesso”, disse o diretor executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro.
O primeiro ponto abordado na reunião foi a formação do jovem aprendiz rural, com abordagem do presidente da Cooperativa Vinícola Aliança, Alceu Dalla Molle. Ele detalhou o funcionamento da Escola Família Agrícola e sua pedagogia da alternância, em que os jovens permanecem uma semana em sala de aula e outra na propriedade da família, colocando em prática os ensinamentos.
O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS e coordenador do Programa Aprendiz Cooperativo, José Zigomar, falou sobre a proposta de estimular a permanência do jovem no campo, incrementando o aumento do quadro social das cooperativas, promovendo a sucessão familiar nas propriedades e o empreendedorismo, além de profissionalizar a gestão nas pequenas e médias propriedades.
O secretário Minetto lembrou que um grupo de trabalho envolvendo três secretarias de Estado está analisando a realidade das escolas técnicas agrícolas do Estado, para identificar necessidades e potencialidades e para fortalecer o ensino. “A SDR tem bolsa de R$ 200 para 250 jovens e, para 2015, temos a previsão de ampliar para 2,5 mil jovens, embora ainda não saibamos se teremos tudo”, informou.
Acompanhado do presidente da Fecovinho, Oscar Ló, Marchioro manifestou preocupação com os problemas enfrentados pelo setor na área de assistência técnica e mão de obra. Ele salientou que há proibição de contratação de pessoal por meio de cooperativas de trabalho e pediu apoio do Estado para discutir o assunto com o Ministério Público do Trabalho. Ele enfatizou que uma das prioridades do Estado deve ser com a assistência técnica.
A Fecovinho também reivindicou a organização da demanda para fornecimento de suco de uva produzido pela agricultura familiar e enfatizou a necessidade de ampliação da assistência técnica. O presidente Oscar Ló sugeriu ainda que o secretário de Desenvolvimento Rural encaminhe solicitação para que o setor receba incentivo para envase na origem.
O encontro também foi acompanhado pelo presidente da Aurora, Itacir Pozza, e o diretor geral, Hermínio Ficagna. Também estiveram no encontro representantes das cooperativas Nova Aliança, São João, Cooprado e Alfredo Chavense.