Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

SDR orienta municípios do Litoral Norte sobre gestão do Programa de Aquisição de Alimentos

Publicação:

Atividades do Programa de Aquisição de Alimentos reuniram representantes municipais em Xangri-lá
Atividades do Programa de Aquisição de Alimentos reuniram representantes municipais em Xangri-lá

 Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) reuniu representantes de municípios do Litoral Norte nesta sexta-feira (26) em Xangri-lá, para dar continuidade a atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Por meio da SDR, o governo do Estado Rio Grande do Sul é responsável pela gestão estadual do PAA junto a 51 municípios que aderiram ao programa em termo assinado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que aplicará R$ 5,5 milhões para comprar alimentos de agricultores familiares e doá-los a entidades sociais dos municípios.

O secretário da SDR, Tarcisio Minetto ressaltou que é obrigação do Estado e municípios trabalhar para dar oportunidades para os agricultores familiares e para as entidades assistenciais. “Somente venceremos os desafios atuando de forma unida e integrada”, destacou. Ele esteve no encontro acompanhado do diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann, em reunião na Câmara de Vereadores de Xangri-lá.

O objetivo da reunião foi capacitar coordenadores municipais, aprofundar os conteúdos sobre o PAA e apresentar o Sistema de informações do PAA (SISPAA) e ensinar os procedimentos operacionais necessários para sua execução.

O PAA modalidade Compra com Doação Simultânea compreende a aquisição de alimentos diversos diretamente de agricultores familiares individuais e doação simultânea às entidades da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de alimentação e nutrição, à rede pública e filantrópica de ensino, com o objetivo de atender demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. 

Nesta etapa, o PAA repassa os recursos diretamente para o agricultor familiar, por meio do Banco Brasil. Cada produtor pode vender até R$ 6,5 mil/ano para o PAA.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação