Mainardi defende a agregação de valor à matéria prima
Publicação:
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, acompanhou o governador Tarso Genro na tarde desta terça-feira, nos atos de inauguração da unidade processadora de grãos da BSBios, empresa que tem como acionista a Petrobras Biocombustível. O investimento totaliza R$ 130 milhões.
A nova unidade terá capacidade para processar 850 mil toneladas de soja/ano, o que, diz o presidente da empresa, Erasmo Carlos Battistella, representa cerca de 10% da produção de todo o Estado. Batistella informa, ainda, que no ano passado a empresa investiu 90 milhões de reais na aquisição de soja de pelo menos 15 mil agricultores familiares e que, neste ano, deve fechar com 150 milhões de reais.
A empresa, com este investimento, passará a produzir 158,4 mil toneladas de óleo degomado – empregado na produção do biodiesel – e 660 mil toneladas de farelo. O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, destacou que aquela usina é referência mundial e que começa a mudar a matriz energética brasileira.
O governador Tarso Genro falou da importância destes investimentos, qued descentralizam o desenvolvimento, promovem a agregação de valor à produção primária e fortalecem a economia gaúcha, hoje líder nacional na produção de biodiesel.
Por sua vez, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, disse o empreendimento é um exemplo a ser seguido. “Compra matéria prima da agricultura familiar, transforma os grãos, extrai óleo para o biocombustível e farelo para a alimentação de importantes cadeias produtivas como a suína, a avícola e a bacia leiteira”, justificou Mainardi.