Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Inspetoria de Defesa Agropecuária de Ibirubá tem primeira reforma em 49 anos

Publicação:

 

Há pouco mais de dez anos, quando o mundo já navegava na internet, o servidor da então inspetoria veterinária de Ibirubá, Sadi Baldo, ainda utilizava a velha máquina de escrever doada pela prefeitura para emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) dos produtores.

Uma década depois, ele tem móveis, computadores, impressora e acesso à internet na Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) inaugurada nesta sexta-feira (25) pelo secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.

Além do respeito aos servidores e produtores rurais, Mainardi diz que a modernização das 248 inspetorias do Estado atende a uma necessidade mundial, cada vez mais crescente, quanto à sanidade e qualidade dos alimentos.

Acessar os principais mercados como o do Japão, por exemplo, torna-se impossível sem produtos certificados desde a propriedade, afirma o secretário. “Primeiro fazemos uma homenagem aos servidores que, durante anos, sem estrutura, fazem um ótimo trabalho no cuidado com a defesa agropecuária. Em seguida, reforçamos o nosso compromisso com o aumento da produção e, consequentemente, o crescimento do Estado, a partir da renda privada”.

Estado vai subsidiar 80% de irrigação à produção para silagem

Depois de visitar com o governador Tarso Genro uma propriedade que havia contraído financiamento junto ao Banrisul para irrigação, Mainardi ficou impressionado com a capacidade produção, que, no milho, pode até triplicar.

Por isso, deve ser lançado nos próximos dias outro sistema de financiamento dentro do Mais Água, Mais Renda: pequenos e médios produtores que aderirem ao programa e forem produzir para silagem terão 80% dos equipamentos subsidiados pelo Estado.

“O aumento da produção, que é privada, também faz aumentar a receita do Estado. A longo prazo, além de retornar o subsídio, se pode reinvesti-lo novamente em outras políticas”

Ibirubá é uma das principais produtoras de máquinas e implementos agrícolas do Estado e do país. Tem uma cadeia leiteira com 23 mil bovinos cuja produção é absorvida por empresas multinacionais.

A maioria dos produtores investe em tecnologia. Pequenas e médias propriedades têm ordenhadeiras e resfriadores de expansão, que conservam a qualidade do produto.

O vice-prefeito da cidade, Francisco Rebelatto, credita o trabalho eficiente da inspetoria à parceria com o município. Ao longo dos anos, foi o poder público municipal quem cedeu equipamentos que deram sustentação ao serviço.

Numa pecuária de leite em franco crescimento, segundo ele, o município é parceiro do Estado. Até o final deste ano, ou inicio do próximo, será contemplado com o programa Dissemina. E já acertaram a adesão ao Sisbi-Suasa, permitindo que as agroindústrias comercializem seus produtos em feiras da agricultura familiar e eventos fora do âmbito do município.

O Estado garantiu no Ministério da Agricultura recursos da ordem de R$ 3 milhões e entrará com contrapartida de mesmo valor. O total servirá para o custeio dos municípios que aderirem ou ao Susaf-RS ou ao Sisbi-Suasa e estabeleçam equivalência com do serviço municipal com o serviço estadual ou federal de inspeção de produtos de origem animal.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação