Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Formalizado termo de cooperação técnica para criação de corredor sanitário na BR 101

Publicação:

20130828203307201308282022129615956323-43a53cf101-z.jpg
Reunião para instituir um corredor sanitário entre Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná - Foto: Fernando Dias

 

Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina formalizaram, no início da noite desta quarta-feira (28), termo de cooperação técnica que cria as condições para implantação de um corredor sanitário na BR 101, o que, além da integração, proporcionará redução de custos com transportes para a indústria e produtores.

O secretário da Agricultura, Pecuáriae Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi e o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca do Estado de Santa Catarina, Airton Spiens, assinaram o documento que possibilitará ações conjuntas para viabilizar o trânsito de animais e de produtos de origem animal através do posto de divisa de Torres.

Conforme o secretário Mainardi, a parceria entre os estados otimiza as ações de fiscalização e traz benefícios para as cadeias produtivas animais, já que encurta distâncias para outras regiões do Brasil, diminuindo em até dez horas algumas viagens, além de garantir a segurança no transporte, uma vez que a rodovia é duplicada, moderna e toda monitorada por câmeras. SegundoMainardi, o corredor deve ser instalado até o mês de outubro, por meio de um ato público para divulgação da rota.

A iniciativa da instalação de um corredor sanitário no estado de Santa Catarina partiu do presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal, Rogério Kerber. Segundo ele, essa é uma rota fundamental que concretiza uma demanda de vários anos das cadeias produtivas, facilitando o acesso a outros estados, até o momento retardado devido à movimentação na BR 116.

Já para o secretário adjunto da Agricultura de Santa Catarina, Airton Spiens, a medida demostra bom senso e traz  benefícios para a segurança sanitária de ambas as partes, por proporcionar questões de bem estar animal e principalmente segurança no transporte, além de desviar o trânsito intensode outras rodovias do Estado.

O secretário adjunto da Agricultura gaúcha, Claudio Fioreze, após destacar que o Rio Grande do Sul já possui cinco corredores sanitários, afirmou que este que está sendo criado é o mais estratégico em termos de logística. “Essa é uma celebração histórica”, declarou Fioreze.

O ato, realizado no gabinete do secretário da Agricultura, no Parque de Exposições Assis Brasil, ocorreu a partir de decisão dos governadores Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, e Raimundo Colombo, de Santa Catarina, que esteve visitando a 36ª Expointer, na quarta-feira (28). A estrutura física necessária para a integração do posto de divisa de Torres foi viabilizada pela Fundesa e as questões de ordem institucional definidas pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, da Fazenda e da Segurança Pública.

Serviram como testemunhas, durante o ato, o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), Eraldo Marques e o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Eroni Barbieri. Também estiveram presentes o diretor da Cidasc, João Marques, o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharin, o presidente do Irga, Cláudio Pereira e o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador.

 

Texto: Juliana Brum
Edição: Redação Expointer 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação