Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Em Brasília, reabertura de mercados é discutida após encerramento de foco de Newcastle

Publicação:

WhatsApp Image 2024 10 31 at 16 12 46
Agenda foi realizada em Brasília - Foto: Divulgação Seapi

O secretário-adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, se reuniu nesta quinta-feira (31/10) em Brasília com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Goulart. Na pauta, o encerramento oficial do evento sanitário da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul, após período de noventena, e a importância da reabertura dos mercados para a exportação da proteína animal.

O comunicado de encerramento do foco para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) foi feito pelo Mapa no dia 25 de outubro, por meio do Sistema Mundial de Informação Zoossanitária.

“O prazo oficial de 90 dias passou e não temos mais casos da doença no Estado. Agora buscamos a reabertura dos mercados onde já havíamos parceria para escoar a produção avícola que é tão importante economicamente para o Rio Grande do Sul”, ressaltou Madalena, lembrando que o diálogo com o setor produtivo é constante.

A relevância nacional dos laboratórios do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF) também entrou na pauta, assim como o acompanhamento das discussões de rastreabilidade que estão feitas pelo Mapa para construção com os setores produtivos dos Estados.

Madalena esteve em Brasília onde acompanhou o encontro do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), Rosane Collares, também participou do Fórum em Brasília.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação