Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Capacitação auxilia na identificação de esporos de fungo causador da ferrugem asiática na soja

Publicação:

Técnicos do Monitora Ferrugem assistiram a capacitação para identificar esporos do agente causador da ferrugem asiática da soja
Técnicos do Monitora Ferrugem assistiram a capacitação para identificar esporos do agente causador da ferrugem asiática da soja - Foto: Reprodução

Técnicos de entidades integrantes do Programa Estadual de Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja - Monitora Ferrugem RS participaram, na última semana, de capacitação para auxiliar na identificação de esporos do fungo Phakopsora pachyrhi, agente causal da ferrugem asiática da soja. 

O treinamento foi realizado de forma online pela equipe do Laboratório Agronômica Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria, que apresentou as principais  características a serem observadas nas análises microscópicas, para a diferenciação de P. pachyrhizi de outros patógenos presentes no campo. O laboratório é especializado em diagnóstico fitossanitário e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para detecção de diversas pragas importantes para a agricultura.

"O treinamento foi essencial para o nivelamento nas análises do programa, visando à correta identificação de esporos, que é realizada por diferentes instituições participantes distribuídas pelo Estado", destaca o diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Ricardo Felicetti.

Durante a safra 2021/2022 estão sendo monitoradas 46 lavouras onde estão instalados coletores de esporos do fungo, distribuídos em 44 municípios das regiões produtoras do Estado. "O uso dos coletores permite detectar a presença do fungo precocemente, possibilitando a aplicação criteriosa de fungicidas, evitando-se aplicações antecipadas, calendarizadas ou sequenciais, tardias e/ou com o mesmo produto", explica a pesquisadora Andréia Rotta, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapdr.  

Participaram da capacitação um total de 22 técnicos e especialistas da Seapdr, Emater/RS-Ascar,  Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Vacaria, Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), 3tentos, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Uergs, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Embrapa Clima Temperado, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Madalosso Pesquisas, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

> Consulte os dados semanais do Monitora Ferrugem RS clicando aqui < 

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação