13ª FenaVindima expõe a força de Flores da Cunha
Publicação:

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, acompanhou o governador José Ivo Sartori na abertura oficial da 13ª Festa Nacional da Vindima (FenaVindima), em Flores da Cunha, na noite de quinta-feira (19). Sob o tema "Vinho para brindar, festa para celebrar", o evento promovido pela Associação Comunitária FenaVindima e pela prefeitura de Flores da Cunha celebra a cultura italiana da Serra Gaúcha.
“Flores da Cunha se destaca como primeiro município em produção de uva e vinho no Rio Grande do Sul, e a FenaVindima é uma tradição que celebra essa cultura, marcante no desenvolvimento da região”, afirmou o secretário Minetto.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de uva em Flores da Cunha fica entre 90 mil toneladas e 100 mil toneladas/ano, mas a industrialização alcança mais de 140 mil toneladas, incluindo 50 mil toneladas de municípios vizinhos. São 196 indústrias produtoras de vinho, suco, espumantes e outros derivados, sendo mais de 50 das empresas de agricultores familiares.
São 1.250 propriedades de agricultores familiares cultivando uma área de 5.200 hectares - em média, 4,5 hectares por família. A produção anual é de 100 milhões de litros de vinho. O setor gera mais de 4 mil vagas permanentes. Em período de safra, são mais de 10 mil pessoas empregadas no município.
Recepção
O governador José Ivo Sartori foi recepcionado pelo prefeito Lídio Scortegagna, pelo presidente da FenaVindima, Ricardo Pagno, e pelas soberanas da festa, a rainha Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni. Também acompanharam a abertura o secretário estadual da Cultura, Victor Hugo da Silva, a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias da região.
Sartori disse em seu pronunciamento que a maior inspiração do Estado é a sociedade gaúcha e tudo o que ela produz. "Temos um grande desafio pela frente. Mas as nossas forças são maiores do que os nossos problemas. A nossa Vindima e uma cidade como Flores da Cunha são provas disso. Não é algo fácil, não é para amanhã, não é para um só homem ou um só governo, mas tenham certeza: o Rio Grande vai sair dessa", enfatizou, referindo-se à atual situação financeira do Estado.
Serviço
O que: 13ª Festa Nacional da Vindima (FenaVindima), com exposição de máquinas e implementos agrícolas, palestras técnicas, corso alegórico, shows nacionais, atividades recreativas, mostras de antiguidades da região e artesanato, jogos tradicionais e alimentação
Quando: até 8 de março. Quintas e sextas-feiras, das 16h às 22h, e sábados e domingos, das 9h às 22h
Onde: Parque Eloy Kunz, em Flores da Cunha
Quanto: R$ 6, com acesso a shows e um vale-uva
Assessoria de imprensa SDR, com colaboração de Gabriela Alcântara/Palácio Piratini