Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Passo a passo mostra como acessar o portal do Produtor Online

Tutorial também descreve as sete etapas para emissão da GTA

Publicação:

Card Produtor Online
-

Desde o início de abril, produtores rurais gaúchos já podem emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs) pelo celular no portal do Produtor Online. Basta entrar no sistema pelo login gov.br e ir em emissão da GTA. A plataforma contempla GTAs de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equinos, asininos, muares, suínos, abelhas e peixes. Só em casos de exceção, onde existam exigências sanitárias específicas, o produtor ainda precisa ir às Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária do seu município.

O portal foi lançado recentemente pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Também fazem parte do público-alvo representantes de pessoa jurídica, responsáveis técnicos de diferentes áreas, médicos veterinários habilitados, entre outros.

De forma simplificada, a emissão de GTA pode ser feita com preenchimento de poucos campos:

• Selecionar a propriedade de origem dos animais;
• Selecionar a espécie animal que deseja emitir a Guia;
• Selecionar o destino dos animais (frigorífico ou outra propriedade);
• Informar a quantidade de animais em suas respectivas categorias;
• Informar os dados gerais;
• Finalizar a GTA na confirmação dos dados informados.

O tutorial completo para os serviços do Produtor Online, como a emissão da GTA,  pode ser acessado em   Tutorial Produtor Online 2025.

São emitidas, por ano, cerca de 1,6 milhão de GTAs e agora é possível, com orientações claras e de forma simples, emitir a Guia em qualquer aparelho mobile. Serão apenas sete etapas a serem preenchidas, com as informações necessárias. Também é possível fazer online o estorno ou cancelamento de uma GTA, o que antes só era feito presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária.

A confirmação de recebimento de animais também poderá ser feita online e pelo celular. Assim que o produtor recebe uma GTA, o sistema já fará um alerta na primeira tela informando que ele possui esta Guia para confirmação. Isso evita pendências com o Serviço Veterinário Oficial e mantém o rebanho devidamente atualizado.

Sobre o portal

O novo portal do Produtor Online foi reformulado e modernizado. Agora o acesso ao sistema pode ser feito com o login gov.br, sem a necessidade do produtor se deslocar até uma Inspetoria para solicitar senha de acesso. As atualizações cadastrais, assim como informes sobre nascimentos e mortes de animais, poderão ser feitas facilmente, podendo o produtor estar sempre com sua "ficha" em dia.

O novo sistema também traz o recurso de notificações direcionadas para o perfil do cliente/produtor, onde o mesmo passará a receber alertas inerentes a sua atividade específica, personalizando o sistema e melhorando a comunicação com o produtor. Além disso, ele está mais responsivo, ou seja, se adapta a qualquer dispositivo móvel.

A plataforma já contempla os serviços mais utilizados pelos produtores. "A ideia é que o produtor possa focar 100% no seu trabalho no campo, cuidar de seus animais, suas plantações, sem precisar se ausentar da sua propriedade, ter deslocamentos, gastos para executar atividades burocráticas. E esta ferramenta proporciona isto, fazer tudo de forma simples, prática e na palma da mão, tornando a produção rural cada vez mais eficiente", destaca o gerente de projetos da Agricultura Digital da Seapi, Daniel Gallina.

Além disso, o portal traz também links para acesso direto ao Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), sistema com informações agrometeorológicas importantes ao produtor.

O desenvolvimento dos novos sistemas foi realizado pela gerência de projetos da Agricultura Digital da Seapi em parceria com a Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do RS).

 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação