Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Boletim técnico aborda sistemas de manejo e seu potencial em recuperar a qualidade física do solo

Publicação foi lançada no Dia Nacional da Conservação do Solo

Publicação:

solo
Pesquisa em solo. Foto: Fernando Dias/Seapi

No Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril), o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) divulgou o Boletim Técnico 15 - Sistemas de manejo e qualidade física do solo.

De acordo com uma das autoras, a pesquisadora Madalena Boeni, o uso de plantas de cobertura de solo é fundamental em sistemas de produção conservacionistas, tornando o solo mais resiliente aos impactos das mudanças climáticas que vêm ocorrendo com maior frequência e intensidade, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e produtiva.

Madalena explica que o efeito de plantas de cobertura em sistemas de rotação de culturas, associado à escarificação do solo, foi avaliado sobre alguns atributos físicos (densidade do solo, macroporosidade, microporosidade, porosidade total e resistência do solo à penetração) de um Nitossolo Vermelho, no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sementes (Cesem), no município de Júlio de Castilhos.

“Com este estudo, podemos concluir que o uso de plantas de cobertura em rotação, bem como seus benefícios ligados às propriedades físicas do solo, demonstrou ser uma alternativa sustentável”, afirma a pesquisadora. “E seu potencial, considerando-se o uso contínuo, tende a aumentar a eficiência do uso do solo e sua qualidade física, com redução dos riscos inerentes às mudanças climáticas, enquanto que a prática mecânica da escarificação, embora tenha contribuído para mitigar a compactação, se utilizada de forma isolada, pode ter efeito transitório”, conclui Madalena.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação