Fenasul Expoleite 2025 é lançada com expectativa de retomada
Evento ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Assis Brasil em Esteio
Publicação:

Com espírito de retomada, após a feira ter sido cancelada no ano passado, foi oficialmente lançada a 18ª Fenasul e 45ª Expoleite, na manhã desta segunda-feira (14/4). As estrelas da festa, duas vacas holandesas, duas cabras, e um exemplar da raça Árabe de equinos, participaram mais uma vez do ato realizado na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. A Fenasul Expoleite 2025 ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O evento reúne produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agro, além de contar com exposição de animais e realização de concurso leiteiro, avaliação morfológica, seminários e eventos técnicos. A feira é uma realização da Seapi e da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), com co-promoção da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Prefeitura de Esteio.
Junto com a Fenasul Expoleite também acontece o 10º Rodeio Fenasul, a Feira da Agricultura Familiar, que este ano conta com 40 estandes para as agroindústrias, o 3º Rodeio Artístico de Esteio e a 4º Multifeira de Esteio, com exposição da indústria, comércio, serviços e artesanato do município, shows musicais todos os dias, apresentações culturais, espaços de inovação e kids, entre outras atrações.
Este ano, a grande novidade é que a Fenasul Expoleite receberá o 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais, organizado pelo chef Edi da Gre e a Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs. Além da competição de parrilleros e assadores, onde são esperados cerca de 300 chefs de 14 países, também será assada a maior linguiça do mundo - 150 metros -, e o maior carreteiro do mundo, com dez toneladas de alimentos que podem servir cerca de 20 mil pessoas. Uma iniciativa que une a gastronomia, a cultura e a ação social, com a distribuição da comida para entidades e comunidades carentes.
O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, disse estar feliz em ser o primeiro evento que participa como chefe da pasta e agradeceu às parcerias das entidades promotoras da Fenasul Expoleite e destacou o trabalho feito, depois da tragédia climática do ano passado, para dar a volta por cima, especialmente através do setor primário. “Este ano, pretende-se quebrar recordes, entre eles, servir o maior carreteiro do mundo. Isso agrega valor ao evento. Se a gente olhar a tradição da Fenasul Expoleite, ela vem cada vez mais se tornando gigante”, pontuou Brum. Ele destacou ainda a expertise e qualidade dos técnicos da Seapi que contribuem para o crescimento da feira e da atividade produtiva do leite. “O que nos dá segurança em relação à sanidade animal, na qual somos referência em nível nacional”, falou com orgulho.
O presidente da Gadolando e da Febrac, Marcos Tang, enfatizou que a Fenasul Expoleite é a grande feira de outono que propicia mais possibilidades de negócios. “No outono, é melhor fazer negócios com gado de leite, já que é a época onde as novilhas estão parindo com melhores perspectivas de pastagens, inclusive” destacou. Tang lembrou que Fenasul Expoleite e Expointer são os dois grandes eventos anuais para os produtores de leite. “E para que todos saibam, a Fenasul Expoleite tem apenas duas edições a menos que a Expointer, portanto, é uma feira de tradição consolidada, temos antiguidade”, ressaltou. Tang acrescentou que a entrada é franca, citou todos os apoiadores do evento e disse que espera suplantar a edição de 2023. “Tivemos 100 mil visitantes na última edição e a ideia é superar esse número na feira que acontecerá de 14 a 18 de maio no Parque Assis Brasil, em Esteio”, finalizou.
A feira é totalmente gratuita, com acesso do público pelo portão 3, para quem desce do Trensurb, e pelo portão 7, na rua lateral ao Parque (Av. Celina Chaves Kroeff), para pedestre e veículo.
O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, ressaltou que estar representando a entidade nesse importante evento, que é o lançamento da Fenasul Expoleite, é motivo de muito orgulho. “Estaremos presentes com 40 agroindústrias familiares, levando o que há de melhor da nossa produção — alimentos com identidade, qualidade e o esforço das famílias do campo. A Multifeira é um espaço fundamental para dar visibilidade a esses empreendimentos, que geram renda, preservam a cultura local e fortalecem as economias regionais. O evento não apenas abre portas para a agroindústria familiar, mas também proporciona um cenário de fortalecimento e união entre os agricultores, suas famílias e todas as entidades envolvidas. A Fenasul é uma oportunidade para mostrar a força da Agricultura e Pecuária Familiar e como ela é essencial para a economia e o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. É a união de todas as entidades que torna possível o sucesso deste evento, refletindo a força coletiva e o compromisso com o futuro do campo”, afirmou Zanetti.
O diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, reforçou que a Fenasul Expoleite é um patrimônio do Estado. Ele salientou a necessidade urgente da ampliação da irrigação. “Não podemos mais, como sociedade gaúcha, emitir esse atestado de incompetência ao perder 30%, 40% das lavouras de sequeiro em decorrência da estiagem”, afirmou.
Domingos também aproveitou para falar do atual momento do setor como período de maior maturidade com a união das entidades e classe política na busca por solução ao endividamento dos produtores e destacou que os reflexos das dificuldades são para toda sociedade gaúcha, refletindo diretamente no PIB do Rio Grande do Sul.
Em sua fala, o prefeito de Esteio, Felipe Costella, destacou os principais responsáveis pelo evento. “Quero iniciar minha saudação por todos os produtores de leite que aqui estão. A minha saudação inicia pelos senhores e senhoras, pois são vocês que fazem a Fenasul e a Expoleite acontecer e são vocês que fazem com que essas feiras cresçam a cada ano”, afirmou. “Passou pandemia, passou enchente, e nada foi capaz de deter o nosso produtor aqui do Rio Grande do Sul. Nós estamos fazendo a Fenasul, Expoleite e Multifeira de Esteio e eu não tenho dúvida nenhuma de que será a maior em toda a história do nosso estado”, ressaltou.