Secretário Feltes conhece projetos de irrigação do Arroio Duro
Publicação:

O projeto de irrigação do Arroio Duro é constituído por 395 associados, com 620 propriedades, com uma área de 60,4 mil hectares, com direito de irrigação de cerca de 20 mil hectares. O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, conheceu a Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), em Camaquã, que tem o projeto e modelo de irrigação.
Acompanhado do secretário adjunto, Márcio Madalena, e diretores da Secretaria, Feltes visitou a barragem, inaugurada em 1967, que tem o objetivo de regularizar a vazão do Arroio, drenar o Banhado do Colégio e áreas adjacentes. Com isso, elimina-se todos os pequenos açudes integrando tudo ao processo produtivo. As áreas para irrigação são armazenadas durante o inverno e distribuídas durante o período de safra.
"Fiquei impressionado com todo o sistema da AUD, um modelo de negócio que deu certo. Uma entidade privada que faz a gestão de um complexo hídrico e garante a boa produtividade dos produtores. A Associação pode ser considerada a laranja de amostra daquilo que pode ser replicado em outros lugares", afirma o secretário.