Secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural discutem ações conjuntas
Publicação:

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (23), o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan e o presidente da Emater, Lino De David. Entre as pautas, foi discutido, com participação do diretor do Parque Estadual de Exposição Assis Brasil, Telmo Motta, uma nova área para Emater, dentro do projeto de revitalização do parque, e que seja próximo ao novo Pavilhão da Pecuária Familiar. A ideia é a construção de um espaço mais qualificado para que a Emater possa assim utilizar as instalações do parque durante todo o ano e também possa vir a oferecer cursos de capacitação no local.
Também foi realizada uma avaliação do Programa Mais água, Mais renda, que já conta com 500 adesões e do ponto de vista operacional, as metas estão sendo cumpridas dentro dos prazos estipulados. No ano passado, com o respaldo do governo do Estado, foi firmado convênio da Secretaria da Agricultura com a Emater para a elaboração de projetos e prestação de assistência técnica, tendo os recursos sido assegurados. Os secretários vão solicitar à Secretaria da Fazenda a previsão de execução orçamentária.
Outro projeto debatido foi o Programa de Capacitação de Viticultores que será realizado em parceria com a Emater e o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). No prazo de dois anos, o projeto deve atender 600 famílias.
Durante a reunião, o presidente da Emater também apresentou uma proposta para a transformação do Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam) em um Centro de Referência em Agroecologia, mas para tanto é necessária a regularização jurídica da área, uma vez que o contrato de comodato está vencido. Para o secretário Mainardi deve ser realizado um estudo para a regularização da situação.
Também participaram do encontro a diretora administrativa da Emater, Silvana Dalmas, o gerente adjunto de planejamento, Ricardo Barbosa, o gerente técnico estadual, Dulphe Netto e o gerente da regional Porto Alegre, Volnei Lietzke. Além do coordenador técnico da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Jorge Hoffmann e do assessor do Programa Mais água, Mais Renda, Paulo Lipp.