Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura participa do painel Gente & Negócios em Venâncio Aires

Chefe de gabinete Joel Maraschin falou sobre os desafios das propriedades rurais

Publicação:

Gente e Negócios Joel Maraschin 24 7
Chefe de gabinete Joel Maraschin no evento Gente & Negócios em Venâncio Aires
Por Fabrízio Fernández

O chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e gerente-executivo da Expointer, Joel Maraschin, participou nesta quarta-feira (24/7) do painel sobre os desafios e sucessão na propriedade rural na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Venâncio Aires. Com o tema “Gestão das propriedades rurais: entraves e estratégias para empreender no campo”, o painel também contou com a participação do presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, e o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires, Vicente Fin.

Para os painelistas, a diversidade de atividades, a garantia de acesso ao crédito, compra de insumos e venda da produção, apresentam-se como fatores estruturais para o fortalecimento do desenvolvimento econômico no campo e a continuação da produção e sucessão familiar na agricultura e pecuária brasileira. Maraschin destacou que a política pública “é uma forma de o Estado fazer a sua parte, de ser a mola propulsora para incentivar a produção”. Ele também citou os investimentos em irrigação e na reconstrução de estradas rurais como exemplos.

Sobre novos modelos de produção e novos mercados, Maraschin explicou que o Rio Grande do Sul “tem muitos investimentos no Serviço Veterinário Oficial, e somos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa) como zona livre de febre aftosa sem vacinação, o que agrega muito valor de mercado para exportação. Também está se transformando em política pública na Secretaria, na área de inovação, a rastreabilidade de bovinos, com todo histórico para venda da carne e couro para União Europeia”. O representante da Seapi também lembrou que o governo do Estado combateu e controlou os focos de gripe aviária no Estado em menos de um mês neste ano.

O debate também abriu espaço para apresentação do case de sucesso da família Hein. Elton Hein e seu filho Gustavo Hein compartilharam a experiência da produção de aves em 10,5 hectares no município de Venâncio Aires. A agregação de valor e renda do que é produzido tem como destino a produção de carne de aves para indústria. O produtor destaca que o desafio são os novos nichos de mercado, a atenção ao planejamento em diversificar a produção e a dificuldade em encontrar mão de obra.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação