Secretaria da Agricultura apresenta quatro painéis na COP30, em Belém
Evento da ONU ocorre de 10 a 21 de novembro e terá participação destacada do Rio Grande do Sul
Publicação:
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará. A pasta gaúcha apresentará quatro painéis que destacam a contribuição do Rio Grande do Sul e do Brasil para uma produção agropecuária mais sustentável e de baixa emissão de carbono.
Resgate de DNA e indução de florescimento precoce de árvores nativas dos biomas brasileiros – Reflora; Pecuária no bioma Pampa e rastreabilidade bovina; Arroz sustentável: o Brasil como referência global em produção responsável; e Erva-mate e o futuro verde: descarbonização, florestas e comunidade serão as temáticas abordadas no evento do clima.
As apresentações, que ocorrerão entre 14 e 16 de novembro, terão a participação do secretário-adjunto da Seapi, Márcio Madalena; do coordenador do Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS), Jackson Brilhante; e do meteorologista do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), Flávio Varone. Também integram os debates o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Eduardo Bonotto; o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso; além de representantes de universidades e de outros órgãos públicos.
De acordo com Madalena, a presença do Rio Grande do Sul na COP30 reforça o protagonismo do Estado nas discussões sobre sustentabilidade e inovação no campo. “A agricultura gaúcha tem um papel estratégico no enfrentamento das mudanças climáticas, tanto pela adoção de tecnologias sustentáveis quanto pela promoção de práticas que conciliam produtividade e preservação ambiental”, destaca o secretário-adjunto.
No total, a delegação gaúcha participará de mais de 30 eventos como painelista, além de 15 reuniões bilaterais com bancos internacionais, a Fundação Z Zurich e outras instituições parceiras. Estão previstas ainda participações em assembleias e eventos da ONU, bem como reuniões ministeriais e estratégicas sobre transição energética e agricultura de baixo carbono.
RS reduz emissões de gases de efeito estufa
Na quinta-feira (30/10), o governo do Rio Grande do Sul realizou uma coletiva de imprensa no Palácio Piratini para apresentar os novos resultados do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Iegee). Segundo o levantamento, o Estado reduziu em 26,8% as emissões líquidas de gases de efeito estufa entre 2021 e 2023, consolidando-se como referência nacional em políticas climáticas.
Comitiva gaúcha
Além da Seapi, outras secretarias e instituições vinculadas integrarão a comitiva do Rio Grande do Sul com agendas estratégicas na COP30:
- Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema);
- Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict);
- Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG);
- Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG);
- Secretaria da Educação (Seduc);
- Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam);
- Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga);
- Agência de Investimentos InvestRS;
- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE);
- Badesul Desenvolvimento;
- Banrisul.