Redes de abastecimento de água beneficiam assentamentos em Santana do Livramento

Rede de abastecimento de água beneficia 39 famílias do Assentamento Herdeiros de Oziel, em Santana do Livramento
Rede de abastecimento de água beneficia 39 famílias do Assentamento Herdeiros de Oziel. Foto: Divulgação/Seapdr
Por Darlene Silveira

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está finalizando obras de implantação de redes de abastecimento de água que beneficiarão, em um primeiro momento, 120 famílias dos assentamentos Roseli Nunes, Herdeiros de Oziel e Banhado Grande, em Santana do Livramento, além de uma escola estadual. São quatro poços tubulares profundos e cerca de 50 quilômetros de redes. O investimento é de R$ 2,1 milhões, sendo 99% de recurso federal, a partir de um convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e 1% de contrapartida do Estado.

Assentamento Roseli Nunes também foi beneficiado com rede de abastecimento de água  Foto divulgação Seapdr
Assentamento Roseli Nunes também foi beneficiado com rede de abastecimento de água. Foto: Divulgação/Seapdr

Segundo o analista agropecuário e florestal da Divisão de Implantação e Qualificação de Assentamentos do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas da Seapdr, Eduardo Oslaj, o sistema do Assentamento Roseli Nunes já está finalizado e em operação. O do Assentamento Herdeiros de Oziel está em teste, mas já abastecendo as 39 famílias do local. “Antes, muitas famílias em situação precária estavam sendo atendidas por caminhão-pipa”, comenta.

Como era o caso da agricultora Sandra de Lacerda, que mora no Assentamento Herdeiros de Oziel desde 2007, com o esposo, o filho e outros parentes. Conforme ela, quando dependiam de carros-pipa para terem água, a luta era diária. “Não era sempre que a prefeitura conseguia mandar os carros. E é muito complicado a gente não ter água, principalmente nessa seca que está fazendo. E a água pra nós é tudo, né? Água é vida. E é absolutamente necessária pra gente. Agora o sistema está funcionando perfeitamente e veio na hora certa”, comemora.

Oslaj conta ainda que o convênio, que se encerra em 2023, prevê mais R$ 2,5 milhões que beneficiarão outras 140 famílias do mesmo município. “Pretendemos licitar ainda nesse semestre”, acredita o servidor.