Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Na China, governo inaugura estande oficial em evento da cadeia de suprimentos

Espaço apresenta as potencialidades gaúchas em setores como agronegócio, energia renovável, tecnologia e infraestrutura

Publicação:

Abertura da feira CISCE
Estande do Rio Grande do Sul é o único de um Estado brasileiro na feira - Foto: Maurício Tonetto/Secom
Por Juliano Rodrigues/Secom

A missão oficial do governo gaúcho na Ásia terminou nesta terça-feira (26/11) com a inauguração do estande do Rio Grande do Sul na China International Supply Chain Expo (Cisce), em Pequim. O evento, voltado à cadeia de suprimentos, é considerado um dos maiores do mundo. O governador Eduardo Leite liderou a inauguração do espaço, que apresenta as potencialidades gaúchas em setores estratégicos como agronegócio, energia renovável, tecnologia e infraestrutura. O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, esteve presente.

O estande do Rio Grande do Sul é o único de um Estado brasileiro na feira e foi projetado para destacar as vantagens competitivas do Estado, com painéis interativos, materiais audiovisuais e a presença de representantes do governo e do setor privado. Durante a cerimônia de abertura, o governador reforçou o papel da Cisce como uma plataforma para atrair investimentos e fortalecer laços comerciais.

“Estar na Cisce é uma oportunidade para conectar o Rio Grande do Sul ao mercado global, promover e consolidar parcerias estratégicas. O Brasil e a China já têm uma relação forte, e queremos que o nosso Estado esteja também mais fortalecido nessas conexões”, destacou Leite. 

O secretário da Agricultura destacou que a feira, assim como a missão como um todo, é uma oportunidade para apresentar o agro gaúcho e abrir novelas mercados aos produtos de qualidade que são produzidos no Rio Grande do Sul. “Há chance de que o governo chinês abra a exportação para mais variedades de carnes, como por exemplo a carne suína com osso e os miúdos. Temos uma cadeia extremamente organizada no Estado e com capacidade para atender o mercado internacional. Foi uma missão muito positiva, liderada pelo governador Eduardo Leite, e encerramos com grande expectativa para a abertura de novos mercados”, enfatizou Kuhn.

No primeiro dia da feira, a comitiva realizou reuniões bilaterais com representantes de empresas chinesas para apresentar projetos como a expansão de parques eólicos no litoral gaúcho e o fortalecimento da cadeia de exportação de grãos e carnes. 

Mais tarde, o governador fez uma apresentação sobre o Estado no evento oficial na província de Hubei, destacada por sua liderança em inovação tecnológica, desenvolvimento urbano e agricultura sustentável. O encontro foi acompanhado por uma plateia de centenas de pessoas e teve a presença do governador de Hubei, Wang Zhonglin. A província chinesa tem um protocolo de irmandade firmado com o Rio Grande do Sul.

A comitiva gaúcha desembarca em Porto Alegre a partir de quinta-feira (28/11). Integraram a missão oficial na China os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Ronaldo Santini (Turismo), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação