Conferência avícola acontece em Gramado para discutir o futuro do setor
Secretário adjunto da Agricultura, Márcio Madalena, participou da abertura oficial do evento
Publicação:
Discutir as oportunidades e os desafios da cadeia produtiva avícola e suas perspectivas para 2025. Esse é o intuito da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran), evento promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) em Gramado. A cerimônia de abertura foi realizada na noite desta segunda-feira (25/11) e contou com a presença do secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, que representou o governo do Estado.
Madalena relembrou os episódios vividos pelo Rio Grande do Sul em maio, com as enchentes que também atingiram o setor avícola, e ressaltou a demonstração de união e força. Também frisou o foco da doença de Newcastle, confirmado na cidade de Anta Gorda, na região do Vale do Taquari, que demandou do Serviço Veterinário Oficial do Estado uma resposta ágil e controle rápido. “É mais uma superação, um exemplo de maturidade e estratégia da organização.
O secretário adjunto também falou sobre a capacidade de produção que o país e o Rio Grande do Sul. “A mesma capacidade da porteira para dentro de produzir alimento que este país tem, o tem também na responsabilidade sanitária. Nós, conciliadores da segurança alimentar global, temos competência e compromisso com isso. A capacidade de produção do Brasil é insuperável. Somos uma potência agropecuária e vamos nos consolidar como uma potência agro energética”, ressaltou.
A Conbrasfran reúne empresários, indústrias, produtores e lideranças de todo o país para discutir todas as áreas estratégicas do setor.
José Eduardo dos Santos, presidente da Asgav, apresentou um vídeo com a retrospectiva de tudo que foi vivido, mas afirmou que “todos nós chegamos até aqui. Chegamos em 25 de novembro de 2024”, destacando que em meio a tantas dificuldades e desafios, a instituição resolveu manter a organização do evento.
“Somos resilientes, persistentes e acima de tudo acreditamos no nosso Estado e no Brasil. O Plano Rio Grande do governo do Estado reserva um olhar especial aos nossos setores. Estamos vendo a proatividade do estado do Rio Grande do Sul em busca de parceiros internacionais, investidores e avanços tecnológicos. É assim que daremos a volta por cima e levaremos a força do Estado aos quatro cantos do mundo. Nós seguiremos em frente para contribuir para o crescimento socioeconômico do nosso Estado”, enfatizou Santos.