Encontro Abelheiro é realizado no município de Carazinho

Encontro abelheiro
Encontro iniciou com grande movimentação de público - Foto: Vanessa Almeida de Moraes/Ascom Emater/RS-Ascar
Por Vanessa Almeida de Moraes/Ascom Emater/RS-Ascar

O 2º Encontro Abelheiro iniciou nesta sexta-feira (27/9), em Carazinho, com grande movimentação e expectativa. O evento é gratuito e segue com programação intensa até domingo (29/9), no ginásio da Acapesu, das 8h às 20h. Na manhã de hoje, foi realizada a abertura oficial do evento com a presença de autoridades.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, esteve presente e destacou o acordo de cooperação que foi firmado entre a pasta e a Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs) para uso compartilhado de parte da área do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Apicultura (Ceapis), no município de Taquari, para o cultivo agrícola e a produção de abelhas, aliado ao desenvolvimento de pesquisas. "Sabemos a importância que a abelha tem na produção dos grãos e comprovar isso cientificamente é ainda melhor. A parceira já construída com o setor visa o desenvolvimento socioeconômico, mas também a geração de conhecimento e promoção da melhoria dos padrões de produtividade, qualidade e competitividade dos produtos apícolas", afirmou.

No encontro, são mais de cem expositores, 70 no interior ginásio mais voltados à cadeia produtiva das abelhas e 30 agroindústrias locais e regionais no espaço externo, compondo a Colmeia das Agroindústrias, organizada pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e União Carazinhense de Apicultores (Ucapi).

Em seu pronunciamento, o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou a importância da apicultura e meliponicultura para a geração de renda e diversificação das propriedades. "No trabalho da Emater temos acompanhado o setor apícula e as dificuldades enfrentadas, tanto pelas estiagens quanto pelas enchentes. Estes desafios precisam ser superados por meio do conhecimento e da técnica, colocando aquilo que é o mais importante, a informação científica, que vai auxiliar a recuperar, produzir e agregar valor", salientou, parabenizando todos os participantes. Schwerz também destacou a participação das agroindústrias familiares no evento, segmento importante na geração de renda que também vem oportunizado a sucessão familiar.

Representando a SDR, esteve presente o chefe de gabinete, Norton Baum. "Nós trabalhamos junto aos organizadores para trazer as nossas agroindústrias para o evento. O governador nos disse, lá na Expointer, que a agricultura familiar seria um marco da reconstrução, e isso está demonstrado aqui hoje, evidenciando que estamos no caminho para nos reerguermos", falou Baum.

A abertura contou também com a presença do prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, do gerente regional e do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Dartanhã Vecchi e Vilmar Leitzke, respectivamente.

O Encontro Abelheiro é uma grande oportunidade para troca de informações e conhecimento, além de oportunidade para a realização de negócios para criadores de abelhas com e sem ferrão. Já para o público em geral, além de ser opção de lazer, ainda é possível conhecer, por exemplo, os diferentes tipos e sabores de mel, adquirir artesanatos e produtos da agricultura familiar.

A promoção é da empresa Védera, em parceria com a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi), Emater/RS-Ascar, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, SDR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura Municipal.