Câmara Setorial debate previsões para safra de mel na primavera

Reunião da Câmara Setorial da Apicultura e da Meliponicultura
Por Maria Alice Lussani

A Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura esteve reunida na tarde desta sexta-feira (27/09), presencialmente no 2º Encontro Abelheiro de Carazinho, e também online, para discutir diversas pautas, como a safra do mel na primavera, ações de estímulo ao setor, entre outros assuntos.

O diretor Paulo Roberto da Silva, do Departamento de Governança dos Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), abriu o encontro fazendo uma saudação para as duas produtoras rurais vencedoras do prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Mel. A Apicultura do Máximo, de Adriana de Bortoli, de Jaquirana, recebeu o 1º lugar na categoria Mel Claro, e o Apiário Cambará, de Cambará do Sul, de Liane de Oliveira, ficou com o 4º lugar no Mel Claro.  Os resultados foram divulgados na segunda semana de setembro. Produtores de todo o país concorreram nas categorias mel claro e mel escuro.

O coordenador da Câmara Setorial, Patric Luderitz, fez um balanço das perdas do setor com as enchentes do mês de maio no Rio Grande do Sul. Segundo ele, variam de 35 a 38 mil colônias perdidas. No caso da meliponicultura, a Federação das Associações de Meliponicultores do Estado do Rio Grande do Sul (Femers) informou que os municípios com maiores perdas foram do Alto Taquari, em Nova Prata, Horizontina e Crissiumal.

E as perspectivas para esta estação não são das melhores, segundo Luderitz. “Ainda é cedo para se ter certeza do que vai acontecer com a safra nesta primavera, mas apesar dos enxames estarem em ótimo estado, em função das perdas registradas deveremos ter uma diminuição na produção de mel”, afirma.

Luderitz relatou as ações que estão sendo realizadas no Parque Apícola de Taquari para auxiliar os produtores atingidos. Entre elas, a fabricação de caixas, laminadores de cera e a produção de cúpulas e núcleos. E fez um apelo para que os produtores que puderam ajudar com doações para aqueles que necessitam recomeçar a sua criação, o façam. “Nós vamos conseguir reconstruir o sistema de apicultura e meliponicultura do Rio Grande do Sul. Pode levar tempo, mas tenho a certeza de que juntos vamos conseguir”.

A reunião também registrou dúvidas de produtores sobre emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA´s) e alguns ajustes no sistema vão ser estudados pela Secretaria da Agricultura. Dúvidas podem ser enviadas para o email apicola@agricultura.rs.gov.br

O setor deve realizar no último final de semana de novembro o Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura, no município de Santiago. O encontro será realizado durante a 1ª Fenamel, Feira Nacional do Mel do Vale do Jaguari, promovido pela Associação Regional Santiaguense de Apicultores (ARSA).

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Emater/RS-Ascar, Farsul, Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs), Federação das Associações de Meliponicultores do Estado do Rio Grande do Sul (Femers), IBGE, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Sebrae/RS, Uergs, UFRGS, Unipampa Bagé, Associação Regional Taquarense de Apicultura, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Seapi.