Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Análise do clima mês a mês: comunicado agrometeorológico da SEAPDR completa dois anos

Publicação:

A pesquisadora Amanda Junges faz parte da equipe que produz o Comunicado Agrometeorológico mensalmente
A pesquisadora Amanda Junges faz parte da equipe que produz o Comunicado Agrometeorológico mensalmente - Foto: Fernando Dias
Por Elaine Pinto

Neste mês de junho, quando entregou o Comunicado Agrometeorológico referente ao mês de maio de 2021, a equipe do Laboratório de Agrometeorologia e Climatologia Agrícola (LACA) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária comemorou um marco: trata-se de dois anos ininterruptos em que o Comunicado Agrometeorológico da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) é publicado.

O Comunicado Agrometeorológico descreve as condições meteorológicas ocorridas no mês anterior e a situação das principais culturas do Estado no período. Se sempre queremos saber da previsão do tempo, por que é importante termos os dados das condições climáticas do mês que já passou?

0009

“O sucesso da produção agropecuária está diretamente relacionado às condições meteorológicas, de modo que conhecer, quantificar e entender essa relação clima-planta é uma forma de ajudar os produtores nas tomada de decisões. Tanto nas de médio prazo, como, por exemplo, no planejamento das safras, quanto naquelas relacionadas à rotina diária de manejo de lavouras, pastagens e pomares, contribuindo para redução de riscos e favorecendo incrementos de produção no setor agropecuário” explica a pesquisadora agrometeorologista Loana Cardoso.

Além dela, também compõem a equipe que produz o Comunicado Agrometeorológico as agrometeorologistas Ivonete Tazzo (Porto Alegre), Amanda Junges, em Veranópolis, e o meteorologista Flavio Varone, localizado em Bagé. Para montar a publicação, os quatro pesquisadores coletam dados mensais da rede de estações meteorológicas da SEAPDR/INMET e os apresentam na forma de mapas e tabelas. "São informações climáticas sobre chuva e temperatura do ar, e os impactos que estas variáveis meteorológicas causam no crescimento e desenvolvimento das principais culturas produtoras de grãos, da fruticultura e das pastagens", detalha Ivonete.

O Comunicado é publicado na seção de Agrometeorologia do site da Secretaria: www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação