Sistema de alertas agroclimáticos auxilia no manejo produtivo durante estiagem
Publicação:
![O coordenador do Simagro-RS, Flávio Varone, com uma das 88 estações meteorológicas da rede](/upload/recortes/202502/06104550_178600_GD.jpg)
Uma ferramenta gratuita, mantida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), tem contribuído de forma valiosa para o planejamento das propriedades agropecuárias no Rio Grande do Sul, especialmente durante eventos climáticos como a estiagem. Trata-se do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), plataforma disponível para consulta em www.simagro.rs.gov.br.
O Simagro-RS conta com três módulos: o monitoramento, a previsão do tempo, que gera os índices agroclimáticos, e uma previsão sazonal, de clima, para até seis meses. “O monitoramento é feito por uma rede composta por 88 estações meteorológicas instaladas, que coletam variáveis como temperatura, chuva, direção e velocidade do vento, pressão, umidade do ar. Algumas estações mais novas coletam temperatura e umidade do solo também”, conta o coordenador do Simagro-RS Flávio Varone.
“A previsão agroclimática gera diversos índices que vêm para auxiliar os produtores em sua tomada de decisão. Já a previsão sazonal, para até seis meses, ajuda o produtor no planejamento a longo prazo, em como ele vai tratar determinadas culturas naquele período”, complementa.
Dentre os índices agroclimáticos que o Simagro-RS disponibiliza, estão a previsão horária, de até sete dias, para aplicação do 2,4-D; índice para ocorrência de ferrugem asiática na soja; índice de incêndio que, em época de estiagem, projeta as áreas com possibilidade de incêndio no Rio Grande do Sul.
“O Balanço Hídrico verifica a deficiência ou excesso hídrico nos municípios. O índice de seca é fundamental para acompanhar a estiagem: é um índice padronizado de precipitação e evapotranspiração, em que o resultado é o que choveu menos o que evapora, mostrando a realidade das áreas produtoras do estado”, detalha Varone.
O coordenador destaca um novo índice importante para o período de estiagem: o índice de irrigação. “Esse índice informa ao produtor quantos milímetros ele deve irrigar em sua área, nos cultivos de soja, milho, trigo e arroz. Assim ele sabe a quantidade exata de água a utilizar na irrigação, evitando desperdícios”, explica.
De um modelo de previsão mais convencional, o Simagro-RS passou a trabalhar com um modelo baseado em inteligência artificial. Em sua página principal, existe um sistema de alertas regionalizados para eventos severos.
“São alertas de precipitações em excesso, temperaturas elevadas, ondas de calor, ondas de frio, tudo apoiado no modelo de previsão baseado em inteligência artificial que adotamos. O usuário pode selecionar o estado inteiro, regiões específicas ou municípios para verificar esses alertas. Esse tipo de ferramenta é uma novidade que trouxemos, não há nada igual no Rio Grande do Sul”, destaca Varone.
Este ano, o Simagro-RS deve lançar seu aplicativo, tornando ainda mais acessível a grande quantidade de informações de que dispõe. “O Simagro é um sistema muito robusto, que a Seapi oferece ao setor agropecuário e também para a comunidade em geral”, finaliza o coordenador.