Servidores da Seapi palestram em evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Única
Publicação:
Fiscais estaduais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) ministraram palestras sobre o tema Saúde Única, durante o IV Encontro sobre Saúde Única, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS) nesta terça-feira (12/11). O evento, alusivo ao Dia Mundial da Saúde Única (3 de novembro), compartilhou experiências profissionais de médicos veterinários sobre esta abordagem, que visa equilibrar, de forma sustentável, a saúde humana, animal e ambiental.
O fiscal estadual agropecuário Bruno Dall’Agnol palestrou sobre o tema “Um mundo, uma saúde: Qual o papel do médico veterinário na Saúde Única?”. Em sua fala, ele apresentou os conceitos de saúde e Saúde Única, o histórico dos pesquisadores precursores do conceito, as diversas atividades da medicina veterinária ligadas ao tema, como a defesa sanitária animal e a vigilância sanitária, e exemplos de ações em Saúde Única realizadas pela Seapi.
A fiscal estadual agropecuária Flávia Bornancini Borges Fortes, que também é coordenadora da Comissão de Saúde Única do CRMV/RS, abordou o tema “Interfaces entre o Serviço Veterinário Oficial e Saúde Única: Uma revisão sistemática”, em que apresentou resultados do seu trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Saúde Pública. A pesquisa envolveu um levantamento extensivo de artigos científicos, publicados em todo o mundo entre os anos de 2008 e 2022, que correlacionassem o Serviço Veterinário Oficial e a Saúde Única.
“Chamou a atenção o fato de que, dentre os 250 artigos resgatados, somente 27 trataram efetivamente desta importante interface. Nenhum deles foi publicado por um pesquisador brasileiro ou teve algum local do Brasil como foco da pesquisa”, destacou Flávia.
O evento também contou com palestrantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), prefeitura de Porto Alegre e CRMV/RS.