Secretário Clair participa da abertura da Expofeira de Pelotas

Expofeira Pelotas 11out24
A Expofeira está em sua 98ª edição - Foto: Divulgação Seapi

Considerada referência do agronegócio do sul do Estado, a 98ª edição da Expofeira de Pelotas foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (10/10), no Parque da Associação Rural do município. O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, esteve presente, neste ato representando o governador Eduardo Leite.

O secretário destacou as mudanças e evoluções do agro ao longo dos anos e as produções gaúchas que alimentam e enriquecem o mundo. “A região Sul, e o Estado como um todo, tem levado ensinamentos a todos o Brasil, e seguiremos avançado. O governo do Estado está ao lado de quem produz, mesmo que o governo federal não nos olhe do jeito que merecemos. Sabemos das dificuldades que estão sendo enfrentadas, mas juntos com força, coragem e garra vamos avançar”, ressaltou Kuhn.

Em 2023, 130 mil pessoas passaram pelo parque durante o evento. Para atrair o público, a programação cultural é intensa, com realização de shows musicais diariamente, atrações voltadas às crianças e espaço dedicado à tecnologia. Ainda consta na programação, exposições, julgamentos de raças de bovinos, ovinos e equinos, remates e a feira de comércio e serviços. Também, painéis com a participação de lideranças do agronegócio.

O presidente da Associação Rural de Pelotas, Augusto Rassier, destacou a trajetória da entidade, que em 12 de outubro completa 126 anos, e seu pioneirismo em realizar uma feira silvipastoril. “O tema da feira neste ano - O pedaço que nos une - representa a conexão profunda que temos com a terra, quanto para quem é do campo ou da cidade”, e destacou que a Expofeira é a representação desse segmento que produz e leva alimento ao mundo.

Na solenidade, também foram homenageados com o Mérito Rural o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e com a Medalha Nunes Vieira o produtor rural Joaquim Mello.

A secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kalffmann, e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também estiveram presentes ao lado de diversas entidades e órgãos.