Tempo firme retorna durante o fim de semana no RS

Chuva prevista (mm) de 10 a 16 de outubro de 2024

O clima nos próximos dias no Rio Grande do Sul será marcado pela instabilidade, seguido pelo retorno do tempo firme durante o fim de semana. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico 41/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (11/10): à medida que o cavado em altos e médios níveis se propagar sobre o estado, o cavado em superfície dará origem a uma frente fria associada a um ciclone extratropical que se formará no litoral gaúcho até o anoitecer. Por consequência, a previsão é para a ocorrência de precipitação, variando de intensidade moderada a forte, sobre parte das regiões Sul, Campanha e Metropolitana, e sobre a Região dos Vales, Planalto, Missões, parte da Serra - principalmente nos Campos de Cima da Serra, Norte e Noroeste. O tempo deverá seguir instável na maioria das regiões, com temperaturas permanecendo amenas durante todo o dia.

Sábado (12/10) e domingo (13/10): uma crista (área alongada de alta pressão) em médios níveis deverá se intensificar e conduzir um anticiclone migratório em superfície a avançar sobre o Rio Grande do Sul de maneira gradual, estabilizando o tempo em todo o estado, mantendo as temperaturas agradáveis no transcorrer do final de semana.

Segunda-feira (14/10): a mesma configuração atmosférica do dia anterior deverá se repetir, porém com a elevação gradual das temperaturas na maioria das regiões, paralelo à intensificação dos ventos oceânicos do quadrante nordeste ao longo da faixa litorânea. Embora a tendência seja de estabilidade no decorrer do dia, haverá a possibilidade para a ocorrência de nevoeiro na Região Sul e parte da Região da Campanha.

Terça-feira (15/10): um novo cavado em altos e médios níveis sobre o Rio da Prata deverá se expandir em direção ao estado, intensificando uma área de baixa pressão em superfície entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. No transcurso do dia, em função dessa configuração atmosférica, uma nova frente fria se formará associada a um novo ciclone extratropical. Nesse contexto, a tendência é para a ocorrência de precipitação variando de intensidade moderada a forte em todo o estado, principalmente sobre as regiões Central e parte das regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Missões. Apesar da mudança no tempo em relação ao dia anterior, as temperaturas deverão permanecer amenas durante todo o dia.

Quarta-feira (16/10): uma nova crista em médios níveis se deslocará sobre a mesma região citada anteriormente, conduzindo o avanço de um anticiclone migratório em superfície sobre o estado, trazendo estabilidade no tempo e mantendo as temperaturas agradáveis.

O prognóstico para a próxima semana indica chuvas de intensidade moderada na metade norte e variando de moderada a forte na metade sul do estado, onde as precipitações devem variar de 50 a 100 mm nas regiões Sul, Campanha e Região Central.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.