Secretaria da Agricultura realiza reunião de integração com FETAG
Publicação:

Susaf, sanidade e construção de novo pavilhão da Agricultura Familiar estiveram entre os temas
A ideia de integrar cada vez mais forças para melhor atender os produtores levou a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação e a Fetag a reunirem-se na manhã dessa terça feira (20). O encontro aconteceu na sede da federação dos trabalhadores na agricultura do RS. Na pauta da reunião, que contou com a presença do secretário da Agricultura Ernani Polo, da secretária adjunta Ildara Vargas e do diretor de Defesa Agropecuária, Fernando Groff, além de servidores técnicos da Seapi, estiveram programas de sanidade, a ampliação do Susaf e a construção de um segundo pavilhão para a agricultura familiar no Parque de Exposições Assis Brasil.
“Essa é a primeira vez em que um secretário de Agricultura participa de uma reunião de trabalho conosco. E isso é fundamental para que possamos avançar em demandas que são importantes para o setor”, destacou o presidente da Fetag Carlos Joel da Silva. O secretário Ernani Polo destacou a importância dessa integração. “ Somente através dessa aproximação com os agricultores é que conseguiremos construir, juntos, políticas públicas que dêem resultado”, disse.
Durante a reunião, o presidente Carlos Joel destacou a importância de aumentar o número de municípios que participam do Susaf, para que mais agroindústrias tenham a possibilidade de buscar mercado.
“De 2012 até 2015 faziam parte do programa cinco cidades. Nesses 10 meses conseguimos ampliar para oito, e a nossa ideia é chegar a pelo menos 12 municípios até o final do ano. Sabemos que muitas agroindústrias não sobrevivem vendendo apenas dentro de suas cidades e nas feiras, por isso essa ampliação é prioridade para nós. Vamos fortalecer o trabalho de integração com Famurs, SDR, Fetag para envolvermos os municípios interessados”, afirma o secretário Ernani Polo.
Sucesso em todas edições da Expointer, a ampliação do espaço para expor os produtos das agroindústrias familiares também foi pauta do encontro. Atualizando sobre a situação do processo, o secretário Ernani Polo disse que a empresa que havia ganho a licitação para a construção do segundo pavilhão da agricultura familiar desistiu do processo. Em razão disso, a segunda empresa foi chamada e agora será feita a avaliação de documentos e demais requisitos para verificar se ela estará em condições de realizar a construção. “Nossa ideia é que isso aconteça o mais rápido possível, para que as pessoas possam ter um maior acesso aos produtos oferecidos pela agricultura familiar”, pontuou o secretário.