Reflexos da estiagem, irrigação e conjuntura internacional pautam discursos na abertura da Expodireto

Feira ocorre até a próxima sexta-feira (11/3), em Não-Me-Toque

Ranolfo, Silvana e Nei Manica caminharam pelo parque de exposições e abriram oficialmente o Pavilhão da Agricultura Familiar - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Thamíris Mondin/Secom

Com diversas menções à situação da estiagem no Rio Grande do Sul, à necessidade de ampliação das reservas de água e irrigação no Estado e aos reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia no agronegócio brasileiro, a edição de 2022 da Expodireto Cotrijal foi aberta na manhã desta segunda-feira (7/3), em Não-Me-Toque, região Norte do Estado. O governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior participou da cerimônia de abertura e, ao lado da secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, e do presidente da Cotrijal, Nei Mânica, caminhou pelo parque de exposições, visitou estandes e cumprimentou expositores.

Uma das maiores feiras de agronegócio do país, a Expodireto volta a ocorrer, o que não acontecia desde 2020, em função da pandemia do coronavírus. Neste ano, o evento tem formato híbrido, contando também com a chamada Expodireto Digital, que oferece transmissão das atividades pela internet e visitação digital aos principais espaços do parque. Os expositores também têm a oportunidade de apresentar os seus produtos em estandes digitais.

A edição de 2022 conta com 500 expositores voltados para as áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

O governador em exercício destacou a importância da feira para o agro gaúcho, com foco nos avanços tecnológicos para o setor. Ranolfo falou ainda sobre as ações do governo do Estado no combate à estiagem. “A estiagem é uma realidade cada vez mais presente e intensa, que precisamos abordar não apenas com ações pontuais e conjunturais, mas sim com ações e políticas estruturantes. O governo do Estado, por meio do programa Avançar, está destinando R$ 275,9 milhões para a agropecuária, sendo R$ 201,4 milhões para a irrigação. Além disso, por meio da nossa Secretaria de Obras e Habitação (SOP), estão sendo investidos R$ 21 milhões para abertura de poços artesianos”, disse.

Para a secretária Silvana Covatti, a Expodireto é retomada em um momento muito oportuno, quando o setor agropecuário gaúcho tem grandes debates para fazer e desafios para enfrentar. “Temos que aproveitar ao máximo o ambiente criado pela feira para que todos debatam, troquem experiências e tracem rumos para vencer os obstáculos que a estiagem e a conjuntura internacional estão nos impondo”, afirmou. Silvana disse ainda que a Seapdr tem trabalhado incessantemente em medidas para mitigar os efeitos da escassez hídrica no Rio Grande do Sul e para concretizar as ações previstas no Avançar.

Durante a visita, Ranolfo e Silvana participaram da abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, que conta com apoio financeiro da Seapdr. Nesta edição da Expodireto, são 197 expositores, oferecendo o melhor da produção das agroindústrias familiares. Os empreendimentos familiares presentes fazem parte do Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf) e representam os conceitos de inovação, diversificação e oportunidade de mercado. Com essa iniciativa, os produtos da agricultura familiar, de todas as regiões do RS, estarão em evidência e destaque durante a feira.

Pavilhão da Agricultura Familiar, apoiado pela Seapdr, conta com 197 expositores nesta edição - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Dos 197 expositores, 70,6% são de agroindústrias e 29,4% de artesanato, plantas e flores. Ao todo, 122 municípios participam da feira, com maior concentração das regiões de Passo Fundo, Ijuí e Soledade. Entre os produtos à disposição dos visitantes, estão queijos, salames, panificados, geléias, melado, rapadura, sucos e outras variedades.

Assinatura de financiamento via BRDE

No parque da Expodireto, o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, participou da assinatura de um termo de financiamento entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Cotrijal, no valor de R$ 50 milhões para ampliações na cooperativa.

O BRDE está disponibilizando R$ 150 milhões para novos financiamentos de fomento ao agro durante a Expodireto.

A 22ª edição da Expodireto vai até o dia 11 de março, no parque de exposições, em Não-Me-Toque. A entrada dos visitantes é gratuita.