Rastreabilidade terá espaço de divulgação na Expofeira de Bagé
Publicação:

O secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi recebeu hoje (10), na sede da Inspetoria de Defesa Agropecuária em Bagé, o produtor Eduardo Romeiro, integrante da diretoria da Associação e Sindicato Rural.
Romero sugeriu ao secretário que durante a 101ª Expofeira, a ser realizada em outubro, na cidade, haja ampla divulgação do projeto de identificação individual do rebanho, a chamada rastreabilidade, projeto que está na Assembleia Legislativa aguardando votação.
Mainardi gostou da ideia e disse que, além da rastreabilidade, a Secretaria da Agricultura vai levar outros programas importantes do Estado, como o Mais Água, Mais Renda, o Mais Ovinos no Campo e o Procetube, por exemplo.
Para Romero a carne gaúcha já é de qualidade, mas falta mercado externo. “E a rastreabilidade é, sem dúvida, primordial para que o nosso produto ganhe o mundo, assim como tem feito o Uruguai. Têm produtores lá deixando de plantar arroz para criar gado. Está dando mais dinheiro”, afirmou. Ainda conforme ele, a Associação e Sindicato Rural quer que produtores entendam mais do tema e percam traumas de projeto do governo Federal que não deu certo no passado.