Público começa a chegar na Fenasul Expoleite 2025
Feira vai até domingo com entrada franca
Publicação:

A professora municipal de Esteio, Daiane Santos, passeava pela Feira da Agricultura Familiar nesta quinta-feira (15/5), enquanto a 1ª Feira da Inovação, onde ia expor um projeto sobre a dengue, não começava. Era sua primeira vez no evento, e ela estava conhecendo os produtos dos 40 estandes para adquirir algum. Assim é a Fenasul Expoleite 2025, várias feiras em um só lugar, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ela ocorre até domingo (18/5), com entrada gratuita das 8h às 22h. São esperadas mais de 100 mil pessoas nos cinco dias.

Em um dos corredores estava o criador de abelhas-sem-ferrão de Nova Petrópolis, Robinson Fraga, a convite da Federação das Associações de Meliponicultores do Estado do RS (Femers). Ele cria 15 espécies desde 2020, em parceria com o primo Jonatas. “Temos 600 caixas de abelhas, e em cada uma existem em média cinco mil abelhas. Por ano, elas produzem até um quilo e meio de mel”, contou.

Na feira, da qual participa pela segunda vez, ele espera negócios da ordem de R$ 5 mil a R$ 10 mil. Comercializa, além de mel, própolis, cera, caixas com e sem abelhas e atrativos (loção para captura de abelhas-sem-ferrão).
Uma de suas clientes foi a esteticista Michelle Faia, que adquiriu própolis. De Recife (PE), ela mora em Esteio desde dezembro de 2024 e pretende ficar um ano no Rio Grande do Sul a trabalho. “É minha primeira vez aqui na Fenasul. Vim com minha amiga Mayara, que é daqui. Viemos atrás de própolis, queijo e leite para comprar, além de conhecer a feira, claro”.

Passeando também estava a estudante de Enfermagem e origamista (que produz origamis), Denise Gomes, moradora de Esteio. Veio com a mãe e uma amiga. “É minha terceira vez aqui. Acredito que é importante valorizar as nossas raízes, nosso artesanato. Gosto muito da Fenasul, de ver os animais também”, acrescentou.

No Pavilhão do Gado Leiteiro, a pedagoga Rosilene Pozzan transitava com seu marido José Roberto. Moradores do município de Francisco Beltrão (PR), eles estão em visita ao Rio Grande do Sul e vieram prestigiar um amigo que vai participar do 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais, organizado pelo chef Edi Dagrê e a Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs. “É nossa primeira vez na feira e estamos achando os animais muito bonitos”, disse Rosilene.
A Fenasul Expoleite é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), com copromoção da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Prefeitura de Esteio.