Publicação ajuda a identificar sementes de árvores frutíferas nativas do RS
Publicação:
Técnicos, viveiristas e demais interessados contam, agora, com o auxílio de um guia para identificar as sementes das principais espécies de árvores frutíferas nativas do Rio Grande do Sul pertencentes à família Myrtaceae. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), publicou o folheto intitulado “Características das sementes de frutíferas nativas da família Myrtaceae com ocorrência no Rio Grande do Sul”.
A publicação foi organizada e elaborada pelos técnicos do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (CEFLOR), em Santa Maria.
De acordo com o pesquisador Evandro Luiz Missio, um dos autores do folheto, a família Myrtaceae é considerada uma das mais importantes entre as espécies florestais, apresentando distribuição expressiva no Brasil, com aproximadamente 23 gêneros e 976 espécies.
"Dentre suas características, apresentam a liberação de aroma nas folhas quando maceradas e formação de frutos carnosos, que possuem utilidade para alimentação humana e animal, sendo também denominadas de frutíferas nativas", complementa.
O guia conta com imagens das sementes acompanhadas de seus nomes científicos, além de informações como nome comum, classificação, porte, altura, ocorrência, tipos de uso, época de florescimento e coleta dos frutos, comportamento das sementes no armazenamento, dormência, peso de mil sementes (PMS) e número de sementes por quilo.
A publicação está disponível gratuitamente aqui.