Pecuarista do nordeste brasileiro fala na Expointer sobre a criação de búfalos
Publicação:

O bubalinocultor Alberto Couto, com propriedade no município de São Luiz do Quitunde, no Estado de Alagoas, distante a 60 quilômetros da capital Maceió, fala nesta quinta-feira (29) às 17h10 no Auditório da Federacite, na 36ª Expointer, sobre sua experiência na pecuária com búfalos. Ele vai apresentar detalhes da cadeia de negócios desenvolvida por ele, desde a criação dos animais até a venda dos produtos como carnes, embutidos e lácteos, sem intermediários.
A principal atividade na fazenda Castanha Grande é a produção de leite, que origina em mais de 20 tipos de produtos lácteos, com destaque para os queijos mozzarella, coalho, frescal e até criações próprias, como o Flor da Castanha (mistura de mozzarella, coalho e provolone) e o premiado Frescal Castano, que ele classifica entre um Gouda e um Parmesão.
O processo de produção inicia com a extração do leite na fazenda, que depois é enviado para outro local para ser processado até chegar na queijaria da marca Búfalo Bill, localizada na rodovia AL 101, para venda direta ao consumidor. Couto supervisiona todas as etapas e afirma que chega a comercializar de 120 a 150 quilos de queijo por dia, principalmente para turistas que passam pelas proximidades.
“Ter todas estas fases sob controle me permite oferecer produtos de qualidade”, avalia Couto, que desistiu da produção de cana-de-açúcar, uma tradição familiar com mais de 180 anos, para iniciar, há 30 anos, a criação de búfalos. Hoje a propriedade é referência entre os bubalinocultores do Brasil e do exterior.
Além dos lácteos, a Búfalo Bill elabora 15 tipos de produtos a partir da carne, como embutidos (salame e mortadela), hambúrgueres e carne de sol, com abate de 7 a 8 novilhos por semana quando atingem o peso de 13 a 14 arroubas de carne. Para divulgar a carne bubalina, o filho do pecuarista abriu uma churrascaria ao lado da loja, onde oferece o produto aos clientes. A fazenda Castanha Grande cria apenas búfalos e conta com aproximadamente 500 cabeças da espécie.
Programação do Dia do Búfalo nesta tarde na Expointer
15h - 15h50 COMÉRCIO DE CARNE BUBALINA - 10 ANOS
Celestino Goulart Filho – pecuarista e bubalinocultor
15h50 – 16h10 Intervalo
16h10 – 17h00 ASPECTOS ECONÔMICOS NA PRODUÇÃO DE LEITE DE BÚFALOS
Otávio Bernardes – Bubalinocultor e proprietário do Sítio Paineiras do Ingaí
17h10 – 18h00 UMA EXPERIÊNCIA COM BÚFALOS E SEUS DERIVADOS - MANEJO, INDUSTRIALIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
Alberto Gusmão Couto, Bubalinocultor de Alagoas
18h00 Encerramento
19h00 Encontro na sede da ASCRIBU, homenagem e descerramento da foto do presidente anterior.
19h30 Coquetel e leilão - Pista B.
Texto: Giuliano Mendes
Edição: Redação Expointer