Opções para todos os bolsos na Feira da Agricultura Familiar
Publicação:

Quem passar pela feira, organizada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, com apoio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vai encontrar de tudo. E é de tudo mesmo: vários tipos de vinho, sucos, cachaças, salames, queijos, méis, pães, biscoitos, artesanatos, roupas e muito mais.
São 220 estandes produtos do meio rural gaúcho de 131 municípios diferentes. As 1,6 mil famílias envolvidas no pavilhão estão ansiosas para levar um pouco da história do campo para as casas dos visitantes.
Renato Ciotta passou cedinho pela Feira, junto com a esposa e o filho. O frio não é problema para a família, que ainda estava em dúvida sobre o que levar para casa. “Talvez a gente leve salame ou queijo e estamos procurando um lugar para almoçar, você tem sugestão?”, questionou. Sim, Renato, tem opções na praça da alimentação. São quatro cozinhas funcionando durante toda a Feira e mais de 30 estandes de bebidas espalhados pelo Pavilhão.
A gaúcha Leoni Müller já é veterana no evento e pretende ficar durante todo o dia. Pela manhã, já exibia sua sacola de compras, mas pensando no que levar até o fim do dia. “Já comprei rapadura, mas quero comprar outras coisas também”, disse Leoni, bastante apressada.
Calma, dona Leoni, a gente tem sugestões de presentes para você e os milhares de visitantes que, segundo a organização da Feira, vão passar pelo Pavilhão da Agricultura Familiar até domingo (4).
No gênero alimentício, uma boa sugestão são os kits de geleias de frutas e de frutas com pimenta. Quem quiser, pode levar caixinhas de madeira com diversas opções de sabores para presentear a família e amigos com preços bem acessíveis. As cachaças também são uma boa opção. A agroindústria Velho Alambique, por exemplo, dispõe de kits com uma garrafa da bebida orgânica com copinhos próprios para a cachaça, com preços para todos os bolsos.
Para quem gosta de biscoitos, pães e massas, as cucas são um presente barato e gostoso. Cada uma custa, em média, R$ 9 e é bem generosa no tamanho. A agroindústria Amigos da Nadir tem essa e outras opções de pães caseiros.
Mas se você veio procurar casacos, luvas, meias ou objetos decorativos de madeira e de bambu, por exemplo, os 44 estandes de artesanato são uma boa ideia. Eles contam com preços que vão de R$ 2 até valores para os bolsos mais generosos.
Quem quiser conhecer esses e outros produtos, a 18ª Feira da Agricultura Familiar segue até o dia 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), dentro da 39ª Expointer.
O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A comissão organizadora é composta pela Emater-RS, Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina.
Texto: Jalila Arabi / MDA
Edição: Tiago Lobo