Novo sistema de produção do Irga é apresentado em reunião do Plano ABC+RS
Publicação:

O Sistema Arroz RS14, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), foi apresentado durante a primeira reunião de 2025 do Comitê Gestor do Plano ABC+RS, realizada de forma virtual nesta quinta-feira (6/3).
Lançado oficialmente em dia de campo no final de janeiro, o Sistema Arroz RS14 consiste no plantio do arroz em rotação com outras culturas, como soja e milho, plantas de cobertura, como o trevo-persa, além da integração com a pecuária. Para isso, estipula a adoção de práticas conservacionistas do solo, como o sistema de plantio direto.
O número 14 faz referência à possibilidade de elevar a produtividade média do Rio Grande do Sul para até 14 toneladas por hectare com a adoção do sistema. Atualmente, a produtividade média no estado é de 8,5 toneladas por hectare.
O projeto vem sendo desenvolvido desde 2015 junto a produtores parceiros, com bons resultados. “Temos parceria com um produtor que conseguia seis toneladas por hectare. Após a adoção de medidas de produção em sistema, nas últimas cinco safras a média foi de 12 toneladas por hectare”, conta o gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão do Irga, Luiz Fernando Flores de Siqueira.
Créditos de carbono com erva-mate
O coordenador do programa da erva-mate da Fundação Solidaridad, Gabriel Dedini, apresentou ao Comitê Gestor um projeto já divulgado durante reunião da Câmara Setorial da Erva-mate em dezembro de 2024. Trata-se de um projeto com financiamento internacional da Livelihoods Funds, para ampliar em 10 mil hectares o cultivo da erva-mate no Rio Grande do Sul, a fim de expandir a geração de créditos de carbono.
Carbon Matte, ferramenta desenvolvida pela Solidaridad e pela Embrapa Florestas com o objetivo de medir os estoques de carbono e as emissões de gases do efeito estufa nesta cultura, será apresentada oficialmente na COP30, este ano, em Belém (PA). “Esperamos que a erva-mate ganhe protagonismo dentro de uma agenda climática global”, destacou Dedini.
Também foram discutidos, durante a reunião, a elaboração de material técnico sobre o Plano ABC+RS, a ser divulgado durante a COP30, em novembro deste ano; e a conclusão do relatório de atividades do Comitê Gestor Estadual durante o ano de 2024.
Além da Secretaria da Agricultura, participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Aliança SIPA, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Crea/RS, Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Trigo, Farsul, Fepam, Irga, Ministério da Agricultura e Pecuária, Sebrae-RS, Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, Unipampa e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).