Inspetoria de Defesa Agropecuária de Júlio de Castilhos inaugura nova sede
Espaço passou por revitalização com recursos de cerca de R$ 130 mil do Fundesa
Publicação:
Nesta sexta-feira (6/12) o município de Júlio de Castilhos, na região Central, recebeu a nova sede da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA). A inauguração contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, e do presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa), Rogério Kerber.
O prédio, que fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, n° 105, passou por reforma e revitalização com recursos de mais de R$ 130 mil oriundos do Fundesa. A edificação pertencia ao Instituto de Previdência do Estado (IPE) e foi transferida à Seapi, porém sem condições de uso imediato.
“A inspeção sanitária do Rio Grande do Sul é referência no Brasil e esse novo prédio qualifica ainda mais o trabalho que desenvolvemos na cidade e na região”, afirmou o secretário Kuhn.
Para o presidente do Fundesa, a reinauguração da Inspetoria é bastante significativa pois trata-se de uma região com forte presença de pecuária de corte e de leite. “A partir da revitalização, os servidores poderão trabalhar em melhores condições e mais motivados, assim como os produtores, que terão uma estrutura mais adequada para serem atendidos pelo Serviço Veterinário Oficial”, salienta Kerber.
A IDA de Júlio de Castilhos conta hoje com seis servidores. O município localiza-se na região Central do Estado e possui atividade agropecuária, com um rebanho estimado em 50 mil cabeças de gado, além da produção agrícola.
De acordo com o diretor adjunto do Departamento de Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), Francisco Nunes Lopes, a reforma de modernização da IDA de Júlio de Castilhos é mais uma entrega importante feita pelo Fundesa, proporcionando um local adequado para atendimento ao produtor rural e execução das atividades de Defesa Sanitária Animal. “A modernização repercute na qualidade do serviço prestado e demonstra a preocupação do Fundo e da SEAPI na defesa da manutenção do status sanitário elevado que o Estado do RS detém”, afirma.
O prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Quatrin Dalla Corte, também participou do evento, além de outras autoridades locais.