Evento estimula produção de alimentos orgânicos visando a Copa 2014
Publicação:
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) vem ofertando apoio irrestrito aos alimentos orgânicos, mesmo por vias indiretas. A Pasta cede espaço em seu pátio para a realização de feiras agroecológicas que ocorrem duas vezes por semana, às quartas-feiras à tarde e aos sábados pela manhã. Neste norte, a Seapa também apóia a programação da Caravana Copa Orgânica Brasil 2014, cuja primeira ação no Rio Grande do Sul foi a apresentação do painel “Produtos orgânicos: diferencial competitivo e oportunidade de negócios”, ocorrida na manhã desta quarta-feira (16), no auditório da Fepagro.
Dirigida aos pequenos produtores e feirantes, a palestra foi ministrada pelo paranaense Moacir Kretzmann. Ao iniciar, ele expôs a motivação da Caravana: “a Copa do Mundo de Futebol, dentre seus objetivos, quer ser lembrada pela sustentabilidade, com estruturas adequadas, transportes alternativos e a oferta de alimentos orgânicos. Por isso, queremos difundir e esclarecer a população sobre a produção de alimentos orgânicos”.
Kretzmann apresentou ao público conceitos de sustentabilidade e produção agroecológica, quando os agricultores estão preocupados não apenas com os alimentos, mas também em preservar o meio ambiente. Segundo ele, 120 países em todo o mundo produzem alimentos orgânicos. “No Brasil, afirmou, os pequenos produtores são responsáveis por 70% do total produzido sem a utilização de agrotóxicos e sem fertilizantes químicos”.
A Caravana Copa Orgânica Brasil 2014 irá passar por 44 cidades em todo país. Ainda em Porto Alegre, será apresentado um painel dirigido aos consumidores e público interessado, no próximo sábado, dia 19, a partir das 10h, também no auditório da Fepagro. O tema é “Orgânicos: saúde, sabor e sustentabilidade numa só escolha”. As inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser encontradas no site www.caravanacopaorganica.com.br.