Estudantes das escolas do entorno do foco de gripe aviária recebem orientações da Seapi
Publicação:

Olhos curiosos e atentos. E as perguntas se sucedem... “O que é mesmo gripe aviária? A gente pode pegar? Tem risco se comer a carne e os ovos?”. Na manhã desta terça-feira (20/05), na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Luís de Souza, na localidade de Porto Garibaldi, em Montenegro, o assunto foi a gripe aviária.
O médico veterinário Felipe Campos, coordenador de Educação Sanitária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), explicou para os alunos de uma turma da educação infantil o que é a gripe aviária, quais os sintomas e os possíveis riscos. Estas ações começaram hoje nas escolas estaduais e municipais do entorno do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última sexta-feira (16/05) em um estabelecimento avícola de reprodução do município.
“Desde que foi desencadeado o foco de gripe aviária, a seção de educação sanitária começou a organizar uma agenda tanto com a Secretaria da Saúde quanto com a Secretaria de Educação. E ao longo desta semana, nós temos agendamentos com escolas municipais e estaduais, a começar pelas áreas no entorno deste foco, com as crianças da educação infantil até o ensino médio”, afirma Felipe.

Segundo ele, o principal objetivo é esclarecer a situação. “Nós estamos realçando que os alimentos oriundos de aves, as carnes e os ovos, não têm qualquer problema em relação à saúde e tirando as principais dúvidas que os estudantes possam ter”, declara.
Os servidores da área de educação sanitária da Seapi também estão trabalhando com os profissionais das escolas, como professores, coordenadores e merendeiros. “Nós estamos trabalhando as principais informações do que está acontecendo na cidade, quais as formas de identificar os animais doentes e os principais canais de notificação e as formas das pessoas se protegerem”, destaca.
As conversas estão ocorrendo nos três turnos escolares, algumas inclusive com a presença do grupo de pais das localidades.
Para mais informações sobre a gripe aviária acesse: https://www.agricultura.rs.gov.br/gripe-aviaria-veja-informacoes-e-orientacoes-a-populacao