Estado realiza sonho de associação quilombola com inauguração de agroindústria
Publicação:

O presidente da Associação Remanescente Quilombo Vovó Isabel, Flávio Moreira, comemora a realização de um sonho com a inauguração da primeira agroindústria de Nova Palma, na região Central do Estado. Com apoio do governo do Estado, a comunidade inaugurou no sábado (8) uma agroindústria de farináceos, a primeira do município a ser certificada com o selo Sabor Gaúcho, distinção conferida pelo Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (Peaf), da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR).
“A inauguração é muito importante, pois vai valorizar a nossa comunidade, gerar renda e oportunidades de trabalho para as nossas mulheres. Realizamos um sonho”, explica Flávio.
A agroindústria envolve o trabalho direto de 10 das 56 famílias moradoras do quilombo, que ocupa uma área de 20 hectares na localidade de Rincão Santo Inácio.
Para financiar a industrialização da produção, que até então era caseira, a Associação Remanescente Quilombo Vovó Isabel recebeu apoio do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico de Comunidades Quilombolas, da SDR. Com R$ 45 mil obtidos através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), a associação agora tem perspectiva de aumentar a produção e a geração de renda.
“É um benefício em prol da comunidade quilombola. Nossa missão é dar estímulo para organização das comunidades com o objetivo de gerar renda e bem estar social”, destacou o diretor de Desenvolviment0o Agrário da SDR, Ricardo Núncio.
Outra frente que se abre para as famílias associadas é a possibilidade de acessar mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.
Fundada em 2006, a Associação Quilombola Vovó Isabel reúne 56 famílias associadas e já vem sendo atendida pela SDR desde 2013 quando foram repassados R$ 75 mil para o projeto de uma unidade de panificação, como política de geração de renda complementar. Em janeiro de 2015 a comunidade foi beneficiada com a entrega de um veículo utilitário para o transporte dos produtos.
Participaram da inauguração o diretor da SDR Ricardo Núncio, o coordenador de programas Sérgio Dorneles, representantes da Emater e da agroindústria Vovó Isabel.
imprensa@sdr.rs.gov.br