Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Programa Refrigerar entrega caixas isotérmicas para pescadores artesanais de Pelotas

687 pescadores gaúchos devem ser beneficiados pelo programa até março

Publicação:

refrigerar 2
Pescadores artesanais de Pelotas recebem caixa isotérmica - Foto: Divulgação/Seapdr

Pescadores artesanais começam a receber treinamento e caixas isotérmicas de 75 litros da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para auxiliar na conservação do pescado.

A primeira entrega de 2022 ocorreu nesta manhã (05/01), no município de Pelotas, com a participação de pescadores, prefeitura e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas  (DDAPA) da Seapdr, Maurício Neuhaus.

“O Projeto de Atenção e Prevenção à Saúde do Pescador Artesanal – Refrigerar, surgiu como uma iniciativa que visa auxiliar os pescadores artesanais gaúchos. Além do treinamento dado pela Emater-RS/Ascar, a caixa é uma ferramenta simples, mas de grande impacto na qualidade de vida dos pescadores”, afirma Maurício.

De acordo com Adriana Chagas, 51 anos, Presidente da Associação de Pescadores de Pelotas, 42 famílias estão envolvidas na atividade pesqueira. E para estas famílias, estas caixas isotérmicas são muito importantes não só para a pesca mas também para a comercialização nas feiras da cidade. "Toda ajuda é bem-vinda", destaca Adriana.

Como funciona o Refrigerar

Os municípios, através dos seus conselhos municipais, selecionam os beneficiários do programa Refrigerar, de acordo com a disponibilidade de materiais a serem entregues e agendam uma data para o treinamento, oferecido pela Emater-RS/Ascar,. O curso dura em torno de 2h e mostra a utilização correta do equipamento, além da capacitação em Boas Práticas de Manipulação do Pescado. Após o curso, a caixa isotérmica é entregue aos pescadores.

Além de Pelotas, outros  13 municípios vão receber o treinamento em 2022 e 687 pescadores devem ser beneficiados. As entregas começaram em dezembro, no município de Tapes, e a expectativa é de que terminem em março.

O Rio Grande do Sul possui mais de 12 mil pescadores artesanais organizados em sete Macrorregiões de Pesca, tendo a participação de mais de 56 municípios.

Municípios beneficiados com o programa Refrigerar:  Arroio do Meio, Arroio Grande, Bom Retiro do Sul, Garruchos, Guaíba, Iraí, Marcelino Ramos, Porto Xavier,  Rio Pardo, São José do Norte, São Nicolau, Vale Verde e Vicente Dutra.

Folder do programa com orientações sobre o armazenamento do pescado:  Folder Programa Refrigerar, da Seapdr

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação