Efeito dos resíduos para formação de matéria orgânica no solo é tema do próximo “Chimarrão com Inovação”
Publicação:

O efeito da qualidade e quantidade de resíduos sobre a formação da matéria orgânica do solo será o tema da próxima edição do “Chimarrão com Inovação” desta sexta-feira (22/3), às 10 horas, com transmissão gratuita pelo canal de eventos do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi).
Os resíduos culturais deixados na superfície do solo após a colheita ou manejo das culturas possuem importante papel em diversos processos que ocorrem no solo, principalmente no controle da erosão, ciclagem de nutrientes e na formação da matéria orgânica do solo.
“A formação da matéria orgânica depende da transformação dos resíduos orgânicos adicionados no solo. Por isso, compreender esse processo é crucial para o estabelecimento de práticas de manejo adequadas”, detalha a analista agropecuária florestal Adriane Schú, que fará a apresentação.
Conforme Adriane, com o avanço do sistema plantio direto, a diversificação dos sistemas de culturas se tornou uma estratégia interessante, devido ao aporte de elevada quantidade de resíduos que apresentam composição e qualidade química variadas.
“A adição de resíduos culturais em quantidades e com qualidades químicas distintas pode modificar a dinâmica de decomposição, o acúmulo de carbono e a formação da matéria orgânica do solo. Entender como esses processos ocorrem no campo é fundamental para conhecer a contribuição das diferentes espécies para a ciclagem de nutrientes e para a formação da matéria orgânica”, complementa.
Chimarrão com Inovação – Efeito da qualidade e quantidade de resíduos sobre a formação da matéria orgânica do solo
Data: 22 de março, sexta-feira
Horário: 10h
Link: https://www.youtube.com/live/NRYFYeH6CTs?si=DFeJD9y_oFcGhO6C