Diretor-presidente da Fapergs abordará fomento à ciência durante 13º Sicit

Odir Dellagostin falará sobre o fomento à ciência, tecnologia e inovação no RS

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin, será o palestrante na abertura da 13ª edição do Salão de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicit), o 8º Workshop de Pós-Graduação e a Mostra de Pesquisa. O pesquisador falará sobre o papel da Fapergs no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Rio Grande do Sul. A apresentação será em 23 de outubro, às 10h30.

Organizados pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), os eventos de divulgação científica ocorrem de forma virtual, com transmissão pelo canal de Eventos do DDPA no Youtube, nos dias 23 e 24 de outubro de 2024. As inscrições para ouvinte estão abertas até dia 22/10 (terça-feira), neste link, e dá direito a um certificado.

A palestra de abertura será precedida pela exibição, às 9h30, do documentário "Os 105 anos da Pesquisa Agropecuária Gaúcha", filme produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Seapi (Ascom/Seapi) e pelo DDPA.

O 13º Sicit, 8º Workshop de Pós-Graduação e a Mostra de Pesquisa têm como objetivos possibilitar aos alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores do DDPA, e de outras instituições, apresentarem os resultados de suas atividades de pesquisa, estimulando curiosidade científica, raciocínio lógico, senso crítico, responsabilidade e entusiasmo pela ciência. Também busca despertar o interesse na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e processos inovadores, divulgando a geração de conhecimento e a transferência de novas tecnologias e serviços para a agropecuária

Sobre o palestrante

Odir Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com doutorado e pós-doutorado pela University of Surrey (Inglaterra). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente no desenvolvimento de vacinas recombinantes. Já publicou mais de 250 artigos científicos e orientou mais de 60 teses e dissertações. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e coordenador da área de Biotecnologia da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), integrando o Conselho Técnico-Científico da instituição de 2014 a 2018.