Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Comitiva cubana é recepcionada na Fepagro em Caxias do Sul

Publicação:

20130429152939sam-1813.jpg
O roteiro da comitiva cubana é de 50 dias de visitas a instituições estaduais ligadas à produção, pesquisa e extensão agropecu - Foto: Elaine Pinto

Agricultores, pesquisadores e funcionários do governo de Cuba, que fazem parte da comitiva que veio ao Brasil conhecer o panorama agropecuário a gaúcho, foram recepcionados neste sábado (27 de abril) na Fepagro Serra do Nordeste, em Caxias do Sul. O diretor-administrativo da Fepagro, Felipe Ortiz, a assessora de Interação Institucional da Fundação, Andréia Nunes Sá Brito, e a assessora de Cooperação e Relações Internacionais do Estado, Norma Espíndola, deram as boas-vindas aos visitantes.

A comitiva cubana ficará hospedada por 10 dias na Fepagro Serra do Nordeste. No Centro de Pesquisa, onde há uma unidade de capacitação e produção Agroindustrial, eles terão noções sobre legislação, mercado, tecnologias e métodos de processamento em pequena escala. A seguir, será ministrado o curso de processamento de laticínios, em que os cubanos conhecerão formas de preparo para queijos, além de bebidas lácteas e iogurtes. Os visitantes também irão aprender técnicas de processamento de frutas e hortaliças, destacando-se as formas de conservação com métodos de desidratação e preparação de doces cremosos.

Além dos cursos, os cubanos irão assistir a uma apresentação sobre o Programa de Agroindústria Familiar do Rio Grande do Sul, criado pelo Decreto 49.341, de 5 de julho de 2012. “Não vamos ver apenas a parte produtiva da agroindústria, mas também toda a estrutura política por trás dela, que é voltada para os pequenos produtores. Essa é uma parte que nos interessa em especial, pois a agricultura familiar é muito importante para nós”, avalia a pesquisadora Violeta Puldón, líder da comitiva cubana.

 Sobre a missão cubana –  O roteiro da comitiva cubana é de 50 dias de visitas a instituições estaduais ligadas à produção, pesquisa e extensão agropecuária, cumprindo com a fase inicial do projeto de cooperação agrícola Rio Grande do Sul-Cuba, coordenado pela Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais e pela Fepagro, que terá duração de um ano. Até o momento, os cubanos participaram de capacitações promovidas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e pela Emater-RS. Depois de concluírem os cursos ministrados pela Fepagro, a comitiva será recepcionada pela Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, que mostrará os programas de economia solidária com frutas nativas do Rio Grande do Sul.

Mais notícias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação