Cecoop discute programa de recuperação fiscal para cooperativas
Publicação:

Os membros do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), participaram nesta quinta feira (29/6) de reunião ordinária na sede da faculdade Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre. O encontro foi coordenado pelo presidente do Cecoop e secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto.
Entre os temas abordados pelos conselheiros constou a criação de um novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) Especial para as cooperativas, com a possibilidade de parcelamento do ICMS, tema que está sendo tratado pelo governo do Estado.
Após a discussão da pauta, o diretor executivo da Federação das Cooperativas de Vinho do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Helio Marchioro, abordou questões relativas ao segmento e sugeriu que o Cecoop analise a possbilidade de certificação das cooperativas. A presidente da Federação das Cooperativas de Trabalho do RS (Fetrabalho), Margaret Garcia da Cunha, falou sobre as cooperativas do ramo do trabalho e o trabalho de ressocialização que prestam.
A atual gestou do Cecoop completou um ano no último dia 9. O colegiado reúne de forma paritária representantes do governo do Estado e da sociedade civil, representando os 13 ramos do cooperativismo. Foi instituído na Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, sob a Lei 11.995, de 30 de outubro 2003, e alterada pela Lei 14.482, de 28 de janeiro de 2014, e tem como atribuições:
- Coordenar as políticas de apoio ao cooperativismo;
- Acompanhar a elaboração da proposta orçamentária do Estado para o cooperativismo;
- Celebrar convênios com organismos públicos ou entidades privadas para a execução de projetos de apoio ao desenvolvimento do sistema cooperativista