Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Capacitação para cadeia de citros sobre greening começa na próxima semana

Publicação:

pomar de citros
- - Foto: Fernando Dias/SEAPDR
Por Maria Alice Lussani

As estratégias de prevenção ao HLB, também conhecido como greening, vão ser tema de capacitação destinada a citricultores do Vale do Caí entre os dias 05 e 09 de dezembro (veja agenda abaixo). Os encontros estão sendo organizados pelo Departamento de Defesa Vegetal (DDV) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com o apoio de diversas entidades. O público alvo são os produtores, responsáveis técnicos, prefeituras, empresas do setor e órgãos de extensão.

De acordo com o fiscal estadual agropecuário Alonso Duarte de Andrade, da Seapdr, responsável pela capacitação, “a ideia é mostrar o que é a doença, o cenário atual, quais os riscos de introdução  no Rio Grande do Sul, as estratégias que a Secretaria da Agricultura está traçando para combatê-la e a responsabilidade de cada ente da cadeia produtiva para evitar a introdução”.

Entre as principais medidas adotadas pela Secretaria até agora, estão a nomeação de novos fiscais estaduais agropecuários, o aumento das ações de monitoramento e fiscalização de unidades de produção e consolidação de citros, a fiscalização de trânsito de produtos de origem vegetal nos postos fiscais de divisa, inclusive o de Torres, e também ações de qualificação de fiscais e capacitações nas áreas de maior risco.

A doença é uma das mais graves e destrutivas que afetam a cultura dos citros. Causada por espécies da fitobactéria Candidatus Liberibacter spp., está presente no Brasil nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Entre os efeitos, a diminuição da produtividade e longevidade dos pomares, acarretando a inviabilização da produtividade e abandono da área de cultivo.

"Como não há tratamento eficaz contra a doença, a prevenção é a única forma de evitar os prejuízos decorrentes do greening. Nesse sentido, a conscientização de produtores, técnicos e comerciantes é fundamental, pois todos integram a cadeia e podem minimizar os riscos", afirma Ricardo Felicetti, diretor do DDV da Secretaria da Agricultura. As capacitações em outras regiões ainda estão sendo organizadas. 

cronograma curso greening vale do caí
- - Foto: Arte/Seapdr

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação