Batata cultivada pelos Incas é produzida no Estado e vendida na 36ª Expointer
Publicação:
O agricultor Amilton Munari é proprietário de dois hectares de terra no município de Maquiné, no litoral Norte do Rio Grande do Sul. O produtor aproveita feiras, como a Expointer, para fazer troca de sementes e se especializa em sementes raras.
Ele é conhecido, principalmente, por comercializar a batata Yacon, orginalmente produzida pelos Incas, povos pré-colombianos do Peru. Segundo o agricultor, ele encontrou a Yacon, que é consumida crua, há cerca de 10 anos nas trocas de sementes.
Para Munari, a popularização da batata se deve ao fator do alimento ser benéfico à saúde de diabéticos. “A batata realmente freia o açúcar. Isso todas as pessoas que utilizam me disse. E eu sou diabético e também testemunha disso”, revelou ao portal da Expointer.
O Sr. Munari, que é agricultor há mais de 20 anos em Maquiné, também não troca sementes apenas para obter as sementes raras. “Faz muito bem para os solos que não fiquem com as mesmas sementes. Que haja uma variedade. Isso é bom para os agricultores. É muito interessante o processo de adaptação, disse o produtor rural. Outro carro-chefe dos rendimentos dele são os açaís.
O box de Munari na 36ª Expointer tem a marca Associação Içara e fica à esquerda da entrada do Pavilhão da Agricultura Familiar.
Texto: Luís Vieira
Edição: Redação Expointer