Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Acordo entre governo e Ocergs leva ensino do cooperativismo a escolas técnicas agrícolas

Publicação:

Acordo para ensino da doutrina cooperativista nas escolas agrícolas envolve Ocergs e Estado
Acordo para ensino da doutrina cooperativista nas escolas agrícolas envolve Ocergs e Estado - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Trabalhar para o desenvolvimento da doutrina cooperativista nas escolas estaduais técnicas agrícolas é o objetivo do acordo de cooperação firmado, nesta segunda-feira (29), entre o governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com a Ocergs. A assinatura ocorreu em evento no auditório da Ocergs, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

“É uma parceria importante que abre novos caminhos para o desenvolvimento e prepara as pessoas para trabalhar nessas áreas. O cooperativismo é orgulho de todos nós, e as pessoas que trabalham nessas escolas técnicas vão estar preparadas para ensinar e demonstrar outros conhecimentos fora do que é normal dentro do currículo das escolas”, salientou o governador José Ivo Sartori.

“Este é o espírito da cooperação. O acordo é importante para disseminarmos o desenvolvimento do cooperativismo”, afirmou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.   

O secretário da Educação, Luís Alcoba, disse que o Rio Grande do Sul tem 26 escolas agrícolas e que esse trabalho vem para melhorar e qualificar a educação. “O cooperativismo traz em seus ensinamentos os princípios da cooperação, da solidariedade e do trabalho coletivo e vai possibilitar que possamos passar esses conhecimentos para nossos estudantes”, afirmou.

“Esse trabalho é para começar já, nossas escolas precisam dessa iniciativa”, destacou o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

De acordo com o diretor superintendente da Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (Suepro), Eloi Flores da Silva, a primeira ação é começar a introduzir no plano de aula o conhecimento cooperativista em ações transversais, para depois fortalecer a relação das escolas com o setor da agricultura familiar, que tem uma ligação direta com as cooperativas. “E num terceiro momento precisamos introduzir os jovens no conhecimento do negócio agrícola com base no cooperativismo”, afirmou.

Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação