Abertura da colheita da erva-mate será em Palmeira das Missões, berço do cultivo no RS

erval
- - Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi
Por Maria Alice Lussani

A abertura da colheita da erva-mate será nesta quinta-feira (08/08), a partir das 14h, na propriedade da família Friderich da Cruz, na Linha Passo Raso, em Palmeira das Missões. O município, que está comemorando 150 anos, é considerado o berço da erva-mate. A festa faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado e vai contar com representantes do setor ervateiro dos cinco polos produtores do estado gaúcho, lideranças e autoridades.

“É uma grande honra para nossa propriedade ser escolhida para sediar este evento, é uma grande alegria”, destaca a produtora palmeirense Vera Friderich da Cruz. Ela conta que o cultivo começou faz uns dez anos e que desde lá a família vem preparando o terreno, limpando e organizando para receber as mudas de erva-mate, além de cuidar da que já existiam na propriedade.

Erval da família Friderich da Cruz, na Linha Passo Raso, em Palmeira das Missões. - Foto: imagens/arquivo da família Friderich da Cruz

“Foi um trabalho de formiguinha, ainda mais que a gente não usa agrotóxico, foi muito esforço, mas que dá uma satisfação muito grande, porque a gente pode explorar a terra sem prejudicar a natureza”, afirma Vera.

“Palmeira das Missões traz no seu DNA a erva-mate, é o nascedouro de uma atividade símbolo do Rio Grande do Sul, representando esta tradição, esta raiz, esta história da erva-mate que vem desde os tempos das reduções jesuíticas”, destaca o coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate, Ilvandro Barreto.  Ele lembra que o município é conhecido pela “erva-mate da Palmeira” e pela qualidade dos seus ervais.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e pela prefeitura de Palmeira das Missões, com apoio do Fundomate, da Emater-RS/Ascar e da Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de diversas entidades.

Mas antes da abertura, no Centro Cultural Mozart Soares, a partir das 8h, ocorrer o Fórum da Erva-Mate, que vai contar com palestras sobre a história, as potencialidades, o turismo e inovações no setor da erva-mate (ver programação abaixo).

A produção

A produção de folha verde no Rio Grande do Sul alcança cerca de 270 mil toneladas por ano, em uma área de 28 mil hectares. Ela é produzida em 180 municípios gaúchos, por cerca de 7.000 agricultores. No estado existem aproximadamente 200 estabelecimentos beneficiadores em operação. Os maiores municípios produtores são Ilópolis, Arvorezinha e Anta Gorda. No ano de 2023, o Rio Grande do Sul exportou mate para 30 países, o que coloca o estado na posição de maior exportador de mate do país. Os dados são da Radiografia da Agropecuária Gaúcha de 2024, que está no prelo.

No ano de 2025 a Festa ocorrerá no Polo Ervateiro do Alto Uruguai, na região de Erechim, e em 2026 no Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho, na região de Machadinho.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

FÓRUM DA ERVA-MATE

Quando: 08/08, a partir das 8h

Onde: Centro Cultural Mozart Pereira Soares, em Palmeira das Missões

8h30 – Abertura oficial

9h - “Influências históricas da erva-mate na formação histórico-social da região da Grande Palmeira”, com Henrique Pereira Lima (Historiador)

9h45 - “llexturismo: Percebendo o Rio Grande do Sul pela sua identidade, o mate”, com Ilvandro Barreto de Melo (Emater/RS – Ascar e Câmara Setorial Estadual da Erva-mate).

10h15 - “Um novo Olhar sob a Erva-mate”, com Ariana Maia (Inovamate)

10h45 - “Erva-mate: mercado, oferta e demanda”, com Álvaro Luiz Bozzetto Pompermayer (Sindimate/RS)

12h – Almoço

FESTA DA COLHEITA DA ERVA-MATE

Quando: 08/08, a partir das 14h

Onde: Propriedade Friderich da Cruz – Linha Passo Raso, em Palmeira das Missões

Entidades que participam do evento: prefeitura de Palmeira das Missões, Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (Acema), Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate), Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate), Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro Região dos Vales (Aspemva), Associação dos Amigos da Erva-Mate, (AAErva-mate), Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, Sindimate/RS, Emater/RS-Ascar, Câmara Setorial Estadual da Erva-mate e o Fundomate.